5º Fórum Geral Anarquista Brasil | Cariacica – Espírito Santo | 08 a 11 de setembro de 2022

Raízes anarquistas: experiências e lutas populares.

Convite

Há oito anos a Liga Anarquista no Rio de Janeiro realizava o 1º Fórum Geral Anarquista na cidade do Rio de Janeiro – Brasil. Criou-se um espaço social, político anarquista para pensar, debater e promover experiências e práticas anarquistas abertamente. Deste 1º FGA fundou-se a Iniciativa Federalista Anarquista no Brasil, que se associará a Internacional de Federações Anarquista no Congresso de 2016 em Frankfurt.

O FGA nasce itinerante criando um espaço de encontro e convergência onde se realiza. Indivíduos e coletivos locais do país participam, trocam metodologias, discutem práticas, resistências, lutas contra o capitalismo, promovem experiências autogestionárias socioeconômicas, apresentam realizações artísticas. Vivenciamos a sociabilidade antiautoritária federativamente num microcosmo libertário orientado pela igualdade e justiça social com dignidade e integridade. Um experimento social livre onde buscamos e compartilhamos com os movimentos sociais e sociedade interessada.

Realizaram-se quatro FGA’s: no Rio de Janeiro – 2014 (Liga Anarquista – RJ), Salvador – 2015 (Maloca Libertária), Campinas – SP – 2016 (Fenikso Nigra), São Paulo – 2017 (Coletivo Aurora Negra). Por três anos não realizamos o FGA por ausência de recursos financeiros, falta de uma sede/coletivo que o realizasse, pandemia do Coronavirus19. Agora, com alegria, convidamos todas as organizações anarquistas, coletivos, indivíduos no Brasil, e nos quatro cantos do planeta, para participarem do 5º FGA no Espírito Santo, entre 8 e 11/10/2022.

O tema do 5º FGA: Raízes anarquistas: experiências e lutas populares. É fruto da nossa reflexão, práticas, memória e história do anarquismo, dos diversos movimentos sociais, da conjuntura política no Brasil e no mundo contemporâneos. Notamos um momento de refluxo nos movimentos anarquista, movimentos sociais e o reaparecimento dos movimentos fascistas no Brasil e no mundo. Notamos a continuidade da guerra de longa duração contra povos originários como os indígenas no Brasil, México, Venezuela, Peru, Bolívia, Chile. As multinacionais mineradoras do hemisfério norte, contaminam e desmatam as florestas, o agronegócio envenena o planeta, a monocultura e agropecuária matam a floresta, matam os rios, matam os povos indígenas e promovem doenças como a Pandemia do Coronavirus19. A queima de combustível fóssil, o ar-condicionado, o consumismo desenfreado, a crise climática, guerras no hemisfério norte por interesses econômicos conduzem a humanidade para o cataclisma global.

O 5º FGA é o momento em que acreditamos contribuir positivamente para olhar estes problemas, conversar sobre eles, procurar alternativas, dá soluções e conquistar mais respeito e liberdade para aqueles que trabalham, precarizados e desempregados, reunindo forças para defesa do nosso planeta e criando modos de convivência harmoniosa com a natureza da qual somos parte indissociável.

O Coletivo Libertário Grande Vitória e Iniciativa Federalista Anarquista no Brasil, com alegria e amor, com firmeza e trabalho convidam a participarem do 5º FGA no Brasil.

ATENÇÃO: OS TEMAS DE CONFERÊNCIA, MESAS, MINICURSOS E GRUPOS TEMÁTICOS SERÃO PUBLICADOS EM BREVE.

Inscrições e Dúvidas iniciativafa-bra@riseup.net ou 5fga@riseup.net

agência de notícias anarquistas-ana

Trezentos quilômetros
Para não vos contemplar
Mangueiras da minha infância!

Paulo Franchetti