Anarquistas bielorrussos sentenciados de 5 a 17 anos de prisão

Em 6 de setembro, o Tribunal Municipal de Minsk pronunciou o veredicto no caso delituoso do chamado “grupo criminoso internacional”. Há 14 anarquistas e libertários, quatro dos quais deixaram a Belarus. Os réus foram acusados sob 10 artigos, incluindo os artigos sobre formação e participação em uma organização criminosa (parágrafos 1 e 2 do artigo 285 do Código Penal) e a criação de uma formação extremista (parágrafos 1 e 3 do artigo 361-1 do Código Penal). O julgamento foi realizado a portas fechadas.

De acordo com a investigação, de 2005 a 2020 pessoas não identificadas juntamente com o anarquista Alexander Frantskevich e a ativista de direitos humanos Martha Rabkova se uniram a “uma série de grupos criminosos organizados”: “Ação Revolucionária”, “Autodefesa Nacional” e Revolucijna Dia (“Dia da Revolução”). Investigadores alegam que Frantskevich e Rabkova organizaram o ataque ao posto da Inspetoria Fiscal do Distrito de Gomel em março de 2017 usando “coquetéis molotov”.

Os 10 condenados foram sentenciados exatamente nos termos solicitados pela acusação:

• Aleksandr Frantskevich – 17 anos (regime rigoroso)
• Akihiro Hanada-Gayevsky – 16 anos (segurança média)
• Marfa Rabkova: 15 anos (segurança mínima)
• Alexei Golovko – 12 anos (segurança máxima)
• Pavel Shpetny, Nikita Drants, Alexander Kozlyanko, Andrei Chepuk – 6 anos para cada um (segurança máxima)
• Andrei Marach e Daniil Chul – 5 anos cada um (regime rigoroso)

Também é relatado que os réus foram multados em até 700 unidades básicas (cerca de US$ 8.900).

Depois que o veredicto foi pronunciado, os agentes da lei detiveram parentes dos réus e outros ativistas, além de diplomatas que não puderam entrar no tribunal, assim como pessoas aleatórias que vieram a outros julgamentos.

Endereço para cartas: SIZO-1, 2 Rua Volodarskogo, Minsk, 220030 Belarus.

Atualmente, trabalhamos na retomada efetiva do movimento libertário e anarquista na Rússia, após um longo período de estagnação e repressão, e precisamos de sua ajuda para melhorar nosso site. Junte-se à nossa campanha para arrecadar dinheiro para o Firefund (https://www.firefund.net/avtonomorg2022)!

Fonte: https://avtonom.org/news/belarusskie-anarhisty-prigovoreny-k-srokam-ot-5-do-17-let-lisheniya-svobody

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/06/03/ninguem-vai-ficar-sozinho-arrecadacao-de-fundos-para-apoiar-anarquistas-e-antifascistas-presos-na-bielorrussia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/05/10/bielorrussia-anarquistas-condenados-no-caso-pramen/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/04/19/bielorrussia-mae-de-fugitivo-anarquista-bielorrusso-sentenciada-por-acusacao-de-perturbacao-da-ordem-social/

agência de notícias anarquistas-ana

sombras pelo muro:
a borboleta passa
seguindo a anciã…

Rosa Clement