Encontro virtual | Cronologia insubmissa: 150 anos do congresso de Saint Imier e os 100 anos da refundação da AIT (1922)

Entre 2 e 7 de setembro de 1872, o V Congresso da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), realizado em Haia, decidiu expulsar de seus quadros Mikhail Bakunin e James Guillaume, militantes da Federação do Jura.

Em 15 de setembro de 1872, em Saint Imier,  realizou-se um Congresso Internacional que contestou as decisões de Haia e reafirmou os princípios de autonomia e de federalismo da AIT.

O congresso de Saint Imier, apesar de não ter sido um congresso anarquista, é considerado o marco zero do movimento anarquista organizado.

Cinco décadas depois de Saint Imier, no contexto da ofensiva da Internacional Sindical Vermelha, os sindicalistas revolucionários e anarquistas retomaram a construção da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) em um importante congresso em Berlim, entre 25 de dezembro de 1922 e 2 de janeiro de 1923. Um momento dos mais significativos para o que se convencionaria chamar anarcossindicalismo.

Pelas razões aqui expostas, em comemoração aos 150 anos do encontro de Saint Imier e os 100 anos da AIT (1922), a Biblioteca Terra Livre, o Centro de Cultura Social, o Instituto de Estudos Libertários e o Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri promovem um encontro virtual com Frank Mintz no próximo dia 23 de setembro, às 17 horas, que será transmitido ao vivo pelo canal do youtube do Centro de Cultura Social.

agência de notícias anarquistas-ana

longa conversa
um grilo termina
o outro começa

Ricardo Silvestrin