[França] Nice: uma “cúpula climática” patrocinada pela Total, multinacional do petróleo

Christian Estrosi, barão indomável da direita no sul da França e prefeito de Nice, tem senso de humor. Enquanto seu campo político se alinha com os céticos do clima e incentiva o capitalismo mais destrutivo, ele organizou uma “cúpula climática” em sua cidade.

Isso é trollagem? Parece que sim. Porque esse evento, que ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro com “mesas-redondas sobre o clima” abordando temas importantes como “desastres naturais”, “os desafios enfrentados pela agricultura” e “a guerra da água”, é patrocinado pela Total. Sim, a multinacional do petróleo que tem uma responsabilidade esmagadora pelo caos climático que está varrendo o mundo e já está matando milhares de pessoas. O logotipo da empresa aparece com destaque no site do evento.

Além disso, falar sobre “guerra da água” e “agricultura” quando, como representante eleito, você apoia ferozmente a FNSEA, o lobby da agroindústria e dos pesticidas, ou sobre “guerra da água” quando você é a favor das megabacias, não é falta de coragem.

Entre os palestrantes anunciados estavam Christian Estrosi, Renaud Muselier, presidente da região do PACA, que regularmente critica a “ultraesquerda”, e Michel Barnier, que foi ministro da Agricultura de Sarkozy.

Havia também “grandes defensores” do meio ambiente, como o presidente da empresa de pneus Michelin, o diretor do aeroporto de Nice e o diretor francês da Total Energies. Sim, é tudo verdade, não se trata de uma paródia de Gorafi.

Vale ressaltar que a Total está atualmente lançando um grande projeto de oleoduto destrutivo em Uganda e, ainda esta semana, anunciou sua intenção de aumentar ainda mais sua produção de hidrocarbonetos e combustíveis fósseis nos próximos cinco anos. Os outros patrocinadores não são melhores: o Crédit Agricole, que é um dos bancos mais climaticidas do mundo. O aeroporto de Nice Côte d’Azur, cujas emissões de CO2 e poluentes atmosféricos aumentam ano a ano…

Para decorar o evento, quatro cientistas, incluindo dois do IPCC, e um membro do Parlamento Europeu foram convidados a participar desse grande evento de greenwashing (lavagem verde), mas acabaram cancelando suas presenças para preservar sua dignidade. Assim, os políticos de direita e as empresas ecocidas puderam discutir o clima em um vácuo.

Este mundo está caminhando para o abismo, mas com uma certa ironia. A 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP 28, será realizada em novembro de 2023 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A pessoa que presidirá a COP 28 é o Sultão Al-Jaber. Esse dignitário dos Emirados é o Ministro da Indústria de seu país, chefe da empresa petrolífera nacional e lobista do setor petrolífero. Sua Abu Dhabi National Oil Company decidiu aumentar maciçamente sua produção de petróleo bruto dos atuais três milhões de barris por dia para cinco milhões até 2030. E ele presidirá uma cúpula mundial sobre o clima.

Da mesma forma, em 10 de setembro de 2023, Macron escreveu nas redes sociais: “Vejo um discurso emergente que diria que poderíamos continuar a viver de forma sustentável com o petróleo e, ao mesmo tempo, ter sucesso na transição climática. Isso não é verdade”, logo após condecorar o chefe da Total. Nossos tempos são uma farsa.

Fonte: https://contre-attaque.net/2023/10/01/nice-un-sommet-sponsorise-par-total/

agência de notícias anarquistas-ana

Borboletas velhas?
Para que lhes serviria
a experiência?

David Rodrigues