Estudantes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) denunciaram a pichação de símbolos da suástica nazista na sala Quilombo, onde estudam alunos negros envolvidos em atividades étnico-culturais. O local é voltado para atividades como hip hop, capoeira e músicas nagô.
Nessa segunda (03/10), a sala foi novamente pichada, dessa vez, com frases como “Foge Bicha Preta. Vaza. Nós te pegaremos. Nazis”, o que motivou denúncia da ouvidoria da UFSC à administração. Segundo o chefe de gabinete da reitoria, Aureo Moraes, haverá uma investigação – mas o setor de segurança, dirigido por Leandro Oliveira, já antecipou que não há câmeras de videomonitoramento no prédio, o que deve dificultar a busca pelos envolvidos.
Em nota, os alunos da sala Quilombo classificaram as mensagens pichadas como fruto de “racismo” e de uma “resistência fascista”. “Somos diversos alunas e alunos negros que frequentam a sala e enfrentam todos os percalços de ingressar e tentar permanecer em uma universidade pública em nosso país. Não queremos e nem podemos nos acomodar frente a tal situação, então exigimos respostas da universidade”, escreveram.
Os alunos não quiserem se identificar por medo de represálias. Não é o primeiro caso de racismo na instituição. Ano passado, o MPF (Ministério Público Federal) ajuizou uma ação civil contra um aluno de engenharia mecânica da universidade. Na ocasião, ele postou no Facebook a imagem de um homem negro ajoelhado entregando um cacho de bananas a uma mulher, também negra, como se fosse um buquê de flores.
À época, a procuradoria pediu indenização de R$ 50 mil ao estudante e apontou também a UFSC como ré, pois a publicação foi feita em uma página com o nome da instituição.
Essa página, que não é a oficial da universidade, voltou a gerar protestos em janeiro deste ano, desta vez, com xingamentos dirigidos aos indígenas.
agência de notícias anarquistas-ana
de manhã: mia, mia, mia
só depois de comer,
mia um bom dia
Alonso Alvarez

Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?