[Comunicado dos antifascistas de Heraklion sobre o que aconteceu na sexta-feira, 02 de março, após a aparição de um grupo fascista nas instalações do canal Creta TV, onde seu chefe tinha sido convidado para discutir a sua “ideologia”.]
Na sexta-feira, 02 de março, por volta das 15h, um grupo de companheiros atacou uns fascistas do grupo Jrisí Avgi (Amanhecer Dourado) que estavam reunidos na zona industrial de Heraklion, na Ilha de Creta, após ter recebido algumas informações sobre o local da reunião dos fascistas. A presença do bando facha na cidade já era conhecida desde o início da semana. Os fascistas estavam nas instalações do canal Creta TV, visto que o líder local deste grupelho iria dar uma entrevista neste canal televisivo. Depois de um pequeno conflito, os nazistas correram para se esconder em um restaurante situado nas instalações do canal. Então, a partir de seu esconderijo viram a porta do restaurante arrebentada pelos companheiros que tentavam invadir o lugar, e a destruição de um carro de um deles. A reação dos partidários de Hitler se limitou a ameaças verbais desde uma distância segura, enquanto ao mesmo tempo colocavam coisas por trás da porta para bloqueá-la e chamavam a polícia.
A aparição dos fascistas deste grupelho nas instalações do canal Creta TV, vem a somar a sua presença provocativa no povoado de Vianno, cerca de duas semanas atrás, quando os membros de seu partido – legal como eles sustentam – agrediram e ameaçaram com uma arma um imigrante.
Após este incidente, queremos deixar claro:
Para os fascistas:
A presença de vocês, em público ou não, em Heraklion, como já se deram conta em junho e agora, não será tolerada. Qualquer tentativa de vocês aparecerem na cidade, receberão uma resposta adequada.
Aos meios de comunicação em geral e a Creta TV em particular:
O fato de oferecerem uma tribuna para os descendentes de Hitler e, portanto, de reconhecê-los como opção política legítima, ainda que seja extrema, significa, consequentemente, que incentivas o fascismo. A partir deste momento, cada um é responsável por seus atos.
A sociedade de Heraklion:
Como vivemos um momento onde desabrocham todos os tipos de flores, e que algumas delas escondem espinhos venenosos, a expulsão dos fascistas, mesmo que se trate de individualidades ou de grupos, das escolas, dos estádios de futebol e dos bairros, é responsabilidade de todos aqueles que não compartilham as visões de Hitler para a humanidade.
Os responsáveis pelo fato de que a guerra contra o fascismo dure tantos anos, são daqueles que, em várias ocasiões, ofereceram a paz.
Antifascista de Heraklion
O texto em grego: http://candiaalternativa.info
agência de notícias anarquistas-ana
as pálpebras da noite
fecham-se
sem ruído
Rogério Martins
morte aos fascistas!!