Quase sempre o anarquismo é anticlerical, e mais frequentemente ele é ateu. Entretanto, o encontro da religião com o anarquismo é mais complexo do que se presume em geral. As interações entre a religião e o anarquismo são diversas: por vezes, os anarquistas reconsideram a sua apreciação da religião, às vezes os investigadores religiosos formulam uma teologia em diálogo com enunciados anarquistas; algumas vezes concentra-se na maneira como alguns anarquistas abordam a religião; outras vezes são os textos religiosos que são interpretados num sentido político anarquista. O encontro entre anarquismo e religião pode então focalizar sobre diferentes aspectos de um ou outro, e implicar abordagens, metodologias e tonalidades de questionamentos muito variadas.
Este texto propõe uma cartografia de como o anarquismo e a religião se cruzam a partir de quatro grandes categorias: as divergências clássicas opondo o anarquismo e à religião e às suas instituições; as interpretações anarquistas de personagens e textos fundadores da religião; a “teologia” anarquista, distinta da exegese das escrituras; e os estudos históricos consagrados a pensadores, as comunidades e dos movimentos específicos que se reconhecem fazendo parte tanto do anarquismo quanto da religião.
Anarchisme et religion
Lara Apps – Alexandre Christianopoulos
Abril 2018
72 páginas
6,00 EUR
atelierdecreationlibertaire.com
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
uma faúlha
ao sabor do vento?
um vaga-lume
Rogério Martins
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…