Mais de mil pessoas se manifestaram na noite desta segunda-feira (28/11) nas ruas centrais de Tessalônica em defesa da okupação Mundo Nuevo, que foi evacuada esta manhã pelas forças de repressão policial. Em geral, a presença policial foi muito intensa, com esquadrões do MAT (tropa de choque) cercando a marcha com um “cordão” desde o início.
Segundo as companheiras e os companheiros gregos: “O próximo período será muito crítico para o movimento de Tessalônica, que será chamado a dar sua própria resposta à repressão do Estado, paralelamente à luta contínua contra a pobreza, a miséria, o fascismo social e a violência sistêmica. O governo de Mitsotakis [atual primeiro-ministro da Grécia] acredita que pode mais uma vez transformar os anarquistas em um “bode expiatório” para servir a sua própria agenda nefasta, neoliberal e de extrema-direita. Mas o movimento anarquista organizado agora tem laços muito fortes com a classe trabalhadora e os oprimidos, sempre ao lado de grevistas, imigrantes, mulheres e todas as pessoas que lutam contra a injustiça. Nossa resposta será dada nas ruas. Nenhuma entrega, nenhuma trégua, na luta contra os planos repressivos do Estado. Defendamos os espaços okupados e autogestionados! Tirem as mãos das okupações e estruturas de luta! A okupação Mundo Nuevo vai ficar!”
>> Vídeo (01:48) da marcha:
https://www.youtube.com/watch?v=rAEkDKRcnG0
agência de notícias anarquistas-ana
No dedão vermelho
Lateja meu coração —
Ferrão de abelha
Neiva Pavesi
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata