Prólogo de Fernando Hernández Sánchez
Os debates, divisões e estratégias do movimento libertário, e seu desenvolvimento desde a ditadura.
A história do anarquismo na Espanha, longamente estudada desde a origem da Internacional até o final da Guerra Civil, é muito menos conhecida durante a ditadura, a transição e a democracia. Por um lado, o movimento libertário, através de suas duas organizações principais, a CNT e a FAI, viveu uma enorme diáspora e dispersão, sem por isso deixar de aportar uma visão particular e uma solução ao problema espanhol. Este livro trata de recompor seus debates, divisões e estratégias ao longo do tempo e de como se gestaram em diversos lugares, como França, eixo fundamental do exílio anarquista, mas também em espaços mais ignorados, como o norte da África. Por outro lado, reconstrói o desenvolvimento do movimento libertário no interior do país, no qual a CNT sofreu uma brutal repressão, diminuindo a influência do que havia sido um dos sindicatos mais poderosos do obreirismo espanhol. Apesar de seu fracasso ao longo de quatro décadas, a luta contra o franquismo foi o objetivo principal do movimento libertário na Espanha. Com a morte do ditador, a CNT volta à legalidade, suportando, no entanto, uma complicada cisão. Amplamente documentada, esta obra percorre o caminho do movimento libertário até o presente.
>> Julián Vadillo é historiador e professor do ensino médio e universitário. Esta obra completa seus dois livros anteriores, Historia de la CNT. Utopía, pragmatismo y revolución (2019) e Historia de la FAI. El anarquismo organizado (2021), dedicados à trajetória do anarquismo espanhol, publicados também em Catarata.
Historia del movimiento libertario español
Julián Vadillo Muñoz
ISBN 978-84-1352-780-2
Páginas 272
19,50 €
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Sobre o varal
A cerejeira prepara
O amanhecer
Eugénia Tabosa
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…