Edição de José Carlos Lechado
A antologia da obra de Élisée Reclus. A geografia social como um instrumento de teoria política.
Esquecida durante grande parte do século XX, a geografia social de Élisée Reclus está agora sendo reavaliada. Seu pensamento crítico original combina ciência e teoria política para explicar a interação entre fenômenos naturais e sociais ao longo do tempo. Usando um método dialético de análise da sociedade humana, Reclus descreve processos contraditórios de evolução e revolução que não são necessariamente resolvidos no advento do comunismo, a única forma de sociedade capaz de estabelecer harmonia entre o ambiente natural e a humanidade, e entre a organização social e a liberdade individual. Em oposição ao comunismo autoritário e ao anarquismo individualista, Reclus atribui um papel fundamental à moralidade e ao livre-arbítrio dos seres humanos no esforço revolucionário coletivo que levará à anarquia, a “mais alta expressão da ordem”. Os textos selecionados nesta edição são uma amostra dos diferentes aspectos da proposta revolucionária desse prolífico autor, cuja obra visionária nos convida a renovar a maneira como enfrentamos os desafios políticos, sociais e ecológicos do século XXI.
Antología Élisée Reclus
La conciencia de la Tierra
Élisée Reclus
Edição de José Carlos Lechado
ISBN 978-84-1352-958-5
Páginas 160
15,50 €
catarata.org
agência de notícias anarquistas-ana
Luz prateada de noite cheia.
Lua clareando.
Reflexo de gaivotas.
Sílvia Mera
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata