Um ataque russo destruiu a casa histórica e a propriedade da família do anarquista ucraniano Nestor Makhno em Huliaipole, na região de Zaporizhzhia, informou a Polícia Nacional da Ucrânia no dia 24 de agosto.
A casa, que serviu como museu sobre o revolucionário do século XX, queimou completamente depois que a Rússia lançou 306 ataques em nove assentamentos da linha de frente na região de Zaporizhzhia durante a noite de 23 de agosto.
As forças russas realizaram os ataques com drones, caças, tanques, artilharia e lançadores múltiplos de foguetes. Várias casas, infraestruturas e edifícios agrícolas também foram danificados ou destruídos. Nenhum civil foi ferido ou morto.
Makhno nasceu em uma família pobre de camponeses em Huliaipole e liderou o Exército Revolucionário Insurgente da Ucrânia de 1918 a 1921 durante a Guerra da Independência. Embora tenha se aliado brevemente aos bolcheviques, Makhno lutou contra os vermelhos e os brancos e estabeleceu uma fortaleza anarquista no sudeste da Ucrânia que acabou derrotada.
Os bolcheviques expulsaram Makhno da Ucrânia e ele buscou refúgio em Paris, onde criticou publicamente os vermelhos antes de morrer de tuberculose em 1934.
Uma estátua em homenagem a Makhno em Huliaipole foi destruída por um ataque russo em 23 de maio. A Rússia danificou cerca de 1.000 locais de patrimônio cultural ucraniano e cerca de 2.000 instalações culturais desde o início da invasão em grande escala.
Fonte: https://kyivindependent.com/russia-destroys-historic-house-of-20th-century-ukrainian-revolutionary/
Conteúdo relacionado:
Tradução > meiocerto
agência de notícias anarquistas-ana
no despenhadeiro
a sombra da pedra
cai primeiro
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!