
Nossa memória é negra, nosso coração também.
No dia 21 de agosto de 2024, faleceu a companheira anarquista Belén Navarrete, em decorrência de uma complicação de saúde. Sua partida afetou profundamente seus companheirxs e o meio familiar.
Lidar com a morte é uma batalha diária, um enfrentamento constante com a raiva, a dor e a impotência – sabemos bem disso – e, embora não existam fórmulas nem receitas mágicas, também sabemos que percorrer esse caminho, abraçando os valores e práticas anarquistas, nos fornece o oxigênio e a força para continuar. Assim, o ponteiro da nossa bússola continua sendo nossa opção em pé de guerra.
Recebemos, de parte de algunxs de seus companheirxs, a doação de alguns dos livros que a companheira Belén possuía e com os quais nutria suas ideias e práticas. Achamos o gesto belo e nos comove – é assim que se combatem as lógicas da propriedade privada, que se criam e fortalecem laços solidários, que se transcende na memória dos nossxs companheirxs falecidxs e que se torna possível que aqueles que partiram continuem estendendo seus laços para novxs companheirxs. Porque podemos conhecer nossxs pelos livros e temas que lhes interessavam e moviam. Dessa forma, nem a morte nos separa, e podemos nos sentir próximxs e estabelecer companheirismos com aqueles que sequer tivemos a chance de conhecer. É a beleza da memória negra.
Para acessar o catálogo gratuitamente, basta tornar-se socix da Biblioteca, doando um livro ou uma resma de papel. Coletivizando ideias, convidamos você a nutrir seus questionamentos e posições, combatendo o poder, a propriedade privada e a submissão. Seguimos sempre, contra toda forma de autoridade.
A leitura é o motor da imaginação – use-a para combater o domínio.
Com nossxs falecidxs na memória e as mãos ativas.
Companheira Belén Navarrete, presente!
Biblioteca Antiautoritária Sacco y Vanzetti
bibliotecasaccoyvanzetti@riseup.net
Janeiro de 2025
Terças e Quintas, das 17:00 às 20:00 hrs.
No Espaço Fênix.
Santa Filomena 132, Bairro Bellavista. Santiago.
Metrô Patronato / Belas Artes / Baquedano.
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
alta madrugada,
vaga-lumes no jardim
brincam de ciranda
Zemaria Pinto
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!