[Grécia] 25 anarquistas detidos em Atenas

25 membros do Rouvikonas, um coletivo anarquista, foram presos em Atenas na sexta-feira (28/02) durante a greve geral de 24 horas. Embora eles devessem comparecer ao tribunal no sábado (01/03), o julgamento foi adiado. Em uma ação sem precedentes, os ativistas serão mantidos na prisão até terça-feira, quando o julgamento continuará.

Na sexta-feira, enquanto toda a polícia monitorava a maré humana na capital, o coletivo subiu ao topo do prédio da “Hellas Train”, uma empresa de trens privatizada que busca obter o máximo de lucros às custas da segurança dos passageiros. Eles desfraldaram duas faixas na fachada do edifício em conexão com o desastre ferroviário de 28 de fevereiro de 2023, que custou 57 vidas, uma com a inscrição “Assassinos” e a segunda “Iremos até o fim Koulis” (Koulis é a abreviação do primeiro-ministro grego Mitsotakis). Depois de ouvir a decisão do tribunal, a multidão que tinha vindo para apoiá-los se revoltou em voz alta e foi imediatamente atacada pela polícia de choque.

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/02/28/o-acidente-fatal-do-trem-tempe-reacendeu-as-ruas-da-grecia-com-algumas-das-maiores-manifestacoes-de-protesto-que-o-pais-ja-viu/

agência de notícias anarquistas-ana

Velho casarão.
Iluminam o interior
raios de luar.

Fanny Dupré