
Džabac oferece comida, roupas, bugigangas e solidariedade toda sexta-feira, coincidindo com o boicote geral.
Depois de considerar por alguns meses se ocupamos uma das muitas vitrines abandonadas e empoeiradas para transformá-la em uma loja gratuita mais central, aberta e acessível, decidimos fazer isso logo de uma vez. Com o boicote aos supermercados e outros gastos, e a crescente conscientização das pessoas sobre a ganância insaciável do capitalismo, parecia ser a hora certa — e então limpamos e montamos espontaneamente a loja gratuita em duas semanas.
No dia dos namorados, fizemos nossa inauguração, cozinhando uma panela gigante de ensopado vegano e encorajando uns aos outros a continuar se auto-organizando. Muitas pessoas apareceram para dar uma espiada e ganhar alguns brindes grátis e, para nossa alegria extasiada, mostraram interesse em começar coisas semelhantes em seus bairros e cidades. Algumas rodadas de caçambas são suficientes para alimentar muitos com pão e doces, frutas e vegetais frescos, isso e aquilo aleatórios, de chocolate a detergente de louça. As caçambas na cidade são abundantes e as pessoas estão famintas por algumas travessuras e gostosuras! Ocasionalmente, alguns trabalhadores se organizam para doar produtos que estão prestes a vencer e outros ficam felizes em trazer seus excedentes para negociar. E muitas pessoas estavam prontas para arregaçar as mangas e se juntar ao nosso coletivo informal Džabac imediatamente.
Esperamos que Džabac se torne um ponto de encontro onde, além de produtos, as pessoas possam trocar ideias, habilidades, recursos, solidariedade e se divertir! Ao abrir tais espaços autônomos, estamos nos exercitando para um presente e futuro onde dependemos cada vez menos do Estado e do interesse privado, e em vez disso nos concentramos no apoio mútuo que é sempre surpreendentemente doce e excitantemente variado. Deveríamos ter permissão para descobrir como organizar a vida juntos, já que as infraestruturas do Estado e privadas são claramente tão descuidadamente incapazes de atender até mesmo às necessidades mais básicas do mundo vivo. Então dizemos mais uma vez: é hora de boicotar, hora de nos auto-organizarmos!
Džabac
Ulica Bozhidara Adzhije 4, Adžijina
Zagreb, Croatia
dzabac@systemli.org
Tradução > Bianca Buch
agência de notícias anarquistas-ana
Ao sol da manhã
deslizando sobre a folha
a gota de orvalho.
Alberto Murata
boa reflexão do que sempre fizemos no passado e devemos, urgentemente, voltar a fazer!
xiiiii...esse povo do aurora negra é mais queimado que petista!
PARABÉNS PRA FACA E PRAS CAMARADAS QUE LEVAM ADIANTE ESSE TRAMPO!
Um resgate importante e preciso. Ainda não havia pensado dessa forma. Gratidão, compas.
Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!