
Quem conhece, ou simplesmente já ouviu falar de Joseph Jean Auguste Gay (1865-1938), também conhecido como Spirus Gay?
Poucas pessoas conseguem responder a essa pergunta.
Normal. Porque ele é uma daquelas inúmeras criaturas invisíveis do movimento anarquista que fervilham na sombra de figuras de destaque como Bakunin, Kropotkin, Malatesta, Durruti, Makhno…
E, no entanto, está no coração da alma do anarquismo social, sempre e para sempre.
Melhor ainda, sua abordagem à vida, ao ativismo e à revolução social é, hoje, em 2025, surpreendentemente moderna e relevante. Você leu certo. Impressionante.
Ao mesmo tempo acrobata, anarcossindicalista, naturista, panfletário, ateu, anticlerical, livre-pensador, maçom, ecologista, pedagogo, educador, antirracista, antissexista, amigo dos animais e de todos os seres vivos…, ele compreendeu que a revolta, a esperança e uma alternativa política, econômica e social só faziam sentido quando vistas de forma global, sem frentes principais ou secundárias de luta. E que dizer, para ser crível, tinha que andar de mãos dadas com fazer. Imediatamente, aqui e agora.
Este livro de Sylvain Wagnon nos conta tudo sobre isso. Sua vida como sujeito invisível no anarquismo de ontem, talvez porque prefigura o que o anarquismo de hoje poderia e deveria ser.
Como nossos camaradas da Éditions Libertaires gostam de dizer: “Diante do passado respeito, diante do futuro mãos à obra!”.
Spirus Gay – L’acrobate anarchiste
Sylvain Wagnon
Les Éditions du Monde Libertaire, format 11 x 17 cm, 156 pages
10 euros
editions.federation-anarchiste.org
agência de notícias anarquistas-ana
vento na mata
pica-pau se abriga
madeira forte
Manu Hawk
segue a página: https://urupia.wordpress.com/
Como ter contato com a comuna?
entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br
Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!
Obrigado pela traduçao