
“La práctica de la autogestión” é o vigésimo título da coleção central de La Neurosis o Las Barricadas Ed. Este original trabalho de Guido Candela e Antonio Senta cumpre diversos objetivos: nos introduz os aspectos básicos da organização da produção e o consumo sob parâmetros anarquistas, nos aproxima da variedade de experiências autogestionárias e, também, realiza uma série de experimentos que mostram a potencialidade da cultura libertária como ferramenta fundamental para a implementação de iniciativas de caráter anticapitalista. Este trabalho é um estudo verdadeiramente original em seu foco que vai interessar a todos os leitores e leitoras que se atrevam a mergulhar em suas páginas:
A autogestão, a possibilidade de assumir as rédeas de nossas vidas, passou de ser um conceito puramente econômico para ampliar-se abarcando outros aspectos vitais. Este texto desmonta duas das acusações que recebeu: a da ineficácia e a de necessitar de uma ética impossível de alcançar.
Para isso, os autores recorrem a práticas, dados e diferentes argumentos que revelam que as iniciativas autogestionárias significaram geralmente um questionamento do sistema e, também, o fizeram de maneira satisfatória para seus participantes, cobrindo suas necessidades. Também, em uma proposta muito original, apresenta os resultados de um estudo experimental sobre a nossa racionalidade que permite afirmar que uma ética do apoio mútuo, focada em solucionar os problemas comuns, não sé é possível, mas que, de fato, existe entre as pessoas que mostram sensibilidade libertária.
La práctica de la autogestión serve assim como pequeno manual teórico sobre o conceito de autogestão, como mapa de experiências passadas e presentes e como exposição dos resultados da experimentação. Tudo isso com o objetivo de ampliar propostas liberadoras e fendas no sistema depredador que é o capitalismo.
La práctica de la autogestión
€ 10
Guido Candela e Antonio Senta
Páginas/Cubierta: 250 pp. Cartoné
Tamaño: 18 x 14 cm.
Data/Lugar: Novembro de 2025, Madrid
laneurosis.net
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Com gestos de amor
a bailarina
equilibra a dor
Eugénia Tabosa
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?
Vlw Ana, por sempre atualizar quem fala portugues sobre as movidas gregas!