Centenas de pessoas participaram no dia 8 de maio de uma manifestação antifascista no centro de Paris, com o lema: “Barremos o caminho da extrema-direita!”.
Ao longo do trajeto, os manifestantes carregavam faixas, cartazes e gritavam slogans antifascistas. Um carro de som emitindo canções libertárias também acompanhou o protesto.
“Só a solidariedade, ação coletiva e ações diretas são eficazes contra o clima de terror e tensão social que pretendem impor esses grupos de extrema-direita”, dizia parte de um folheto distribuído no ato.
Há na França um avanço da Frente Nacional – FN (partido de extrema-direita francês, criado em 1972 por Jean-Marie Le Pen) e de grupos de extrema-direita mais ou menos organizados, que disseminam o racismo nas escolas e bairros, promovem ataques contra ativistas de movimentos sociais e contra comícios em apoio aos imigrantes sem documentos, organizam concertos neo-nazistas…
Na última quarta-feira (11 de maio) o parlamento francês aprovou uma lei para perseguir e agilizar a expulsão de imigrantes sem documentos.
A situação francesa se insere em um contexto europeu e ocidental de ampliação do fascismo. Em toda a Europa, as direitas e extremas-direitas progridem.
Fotos:
› http://www.onlyphotos.org/article-manifestation-antifasciste-paris-8-mai-2011-73418300.html
Vídeo:
› http://www.youtube.com/watch?v=m0sr8FdRcPk&feature=player_embedded
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!