A luta contra o aeroporto de Notre Dame des Landes continua!
De fato, hoje [24 de junho] os oficiais passaram em pelo menos 21 dos locais ocupados (ou seja, em quase todos os lugares) para constatar a ocupação “ilegal” (sic).
Os processos foram iniciados pela Vinci [empresa francesa líder mundial na prestação de serviços nas áreas da Construção Civil e Obras Públicas] e segundo um habitante da ZAD [Zona de Desenvolvimento Reduzido], os despejos podem ocorrer no próximo Outono (e haverá seguramente julgamentos antes, esse é o procedimento normal, mas bem, com autoritários nunca se sabe…). Perante isto só há uma coisa a fazer: expandir a ocupação da ZAD! Para impedir que cheguem e minem financeiramente e no ânimo, e se ceda por fim!
Peguemos nas nossas braçadeiras de agricultoor, nos nossos utensílios: pás, ferramentas de aprendiz de carpinteiro, ferramentas para abertura de fechaduras, nas várias ferramentas para auto-defesa e ataque: revolta e anseio de criar e agir e passemos à ação!
Na aldeia autogerida deste verão poder-se-ia até criar uma oficina de ocupação da ZAD (em conjunto com os atuais ocupantes) de modo a que surja nova onda de ocupação da mesma.
Seria importante agora que se coordenasse e se estabelecesse nas aldeias os meios de ação, atuais e futuros a tomar contra estas expulsões programadas e, sobretudo para lutar contra o início da construção deste aeroporto!
Não hesite em trazer as suas ferramentas de construção, reciclagem de material para a aldeia, mas também para a ocupação da ZAD, para qualquer coisa que possa retardar a expulsão… e vai retardar até ao inverno! Fogões, aquecedores de água, materiais de isolamento certamente serão bem-vindos… mas principalmente a sua energia e o seu desejo de resistir!
A luta radical é urgente! Mostremos-lhes como em Carnet, em Ploggof, em Larzac, no Vale de Susa… não queremos o seu concreto/lixo nos nossos campos e que defenderemos até ao fim o nosso direito à auto-determinação.
Demos uma bofetada sem mão no capitalismo antes de acabar com ele!
Todos e todas a Notre Dame des Landes neste Verão para ampliar a ocupação das ZAD e refletir/construir a resistência total ao capitalismo e os meios para viver sem ele!
A luta continua!
Um membro do coletivo de luta contra o aeroporto de NDDL, 24 junho de 2011.
Tradução > Liberdade à Solta
• 3 dias de resistência contra o projeto do novo aeroporto de Notre Dame des Landes em 8, 9 e 10 de julho de 2011, mais infos em:
http://ete-2011-resistance-ndl.blogspot.com/
• Notícia relacionada:
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!