[Em 7 de setembro, o reitor da Universidade Pública de Tyumen, Gennady Chebotarev, assinou um decreto expulsando desta universidade o professor em ciências filológicas Andrey Koutouzov por “uma falta imoral”.]
Andrey é anarquista e membro do movimento libertário “Ação Autônoma”. Ele foi condenado nessa primavera a uma pena de dois anos (sob o regime de “liberdade vigiada”) depois que seu caso (pré-fabricado) foi qualificado como “extremista”. Apesar disso, o tribunal não o impediu de lecionar. Mais além, a universidade onde ele trabalha finalmente cedeu à pressão das forças especiais e o expulsou do trabalho por “uma falta imoral”.
O movimento “Ação Autônoma”, e toda a oposição de esquerda na Rússia, são objetos de uma feroz repressão orquestrada pelo regime e são cada vez mais alvos dos ataques da extrema direita, que já causou a morte de vários e várias ativistas nos últimos anos.
Os investigadores estatais acreditam que Andrey distribuiu em uma manifestação legal contra a tirania dos centros “E¹” folhetos “extremistas” que diziam: “A polícia no paredão!”. Andrey reconheceu ter estado no protesto, mas negou veementemente que estivesse distribuindo esses panfletos “extremistas”.
As provas apresentadas pela promotoria do estado foram completamente manipuladas. Segundo a defesa o texto dos folhetos apresentados no julgamento não é idêntico ao texto dos folhetos que estavam distribuindo os organizadores da manifestação.
Na internet, nesse momento, estão recolhendo assinaturas para uma petição à intenção do reitor da Universidade Pública de Tyumen, ao ministro da Educação da Federação Russa e ao diretor do Departamento de Educação e de Ciências da região de Tyumen, afim de exigir a readmissão de Andrey a seu posto de trabalho.
Nisso, nós demandamos a aqueles que estão envolvidos na pesquisa e no ensino à assinar o apelo (mas, de qualquer forma, todas as assinaturas serão bem vindas!). Você poderá assinar a petição aqui:
Nós lhe pedimos que divulgue esse link o mais amplamente possível, para recolher as assinaturas entre seus amigos e colegas.
Aguardando a restituição, Andrey precisa de meios para morar e para comer. Se você deseja ajudá-lo financeiramente, você pode depositar o dinheiro no Yandex Money: 410011113634241.
[1] Os centros “E”, oficialmente são os “Centros para a luta contra o extremismo”. A nova polícia “anti-extremista” dedicada a acabar com as gangues fascistas tanto com os grupos anti-fascistas e outros agrupamentos radicais de esquerda.
Tradução > Tio TAZ
agência de notícias anarquistas-ana
o vento sopra
cabelos esvoaçam
momentos passam
Rosana Hermann
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!