Chamado dos Comitês de Luta em solidariedade internacional com a luta contra a mineração de ouro em Calcídica.
Nós, o povo do movimento contra a mineração destrutiva em Calcídica, nos dirigimos novamente a você, nossos/as cidadãos/as, nossos/as companheiros/as, nossos/as irmãos/irmãs.
Hoje na Grécia está se cometendo um crime. Sob o pretexto da crise financeira, o meio ambiente, os direitos humanos, a dignidade humana, a democracia, a liberdade de expressão e a qualidade de vida são sacrificados no altar dos interesses empresariais, das ambições políticas e de um capitalismo neoliberal que na Grécia mostra sua face mais desumana.
Em Calcídica, estamos experimentando desde muito tempo as consequências da política de “salvar o país a qualquer custo”, em detrimento da vida humana, dos direitos humanos e do meio ambiente.
Em nossa terra se pretende realizar um mega projeto de mineração, que ameaça destruir uma floresta de beleza única e valor ecológico e contaminar as águas subterrâneas, o ar, a terra e o mar. Ameaça nossas atividades econômicas. Periga e hipoteca o futuro dos nossos filhos.
O movimento social de protesto e resistência contra estes planos destrutivos tem sido sofrido a dura repressão do Estado, a violência policial, a perseguição, a prisão, a difamação, a censura, a criminalização. Apesar de tudo, seguimos fortes. Seguimos afirmando o nosso direito de viver e sonhar.
Nossa força surge do amor por nossa terra, por nosso espaço físico e cultural. Nossa força é a nossa unidade na luta comum pela vida. Nossa força é a solidariedade.
Em 9 de novembro, nos reuniremos em Tessalônica em uma manifestação massiva de protesto, de reivindicação e de solidariedade. Convidamos, na mesma data, para apoiar a nossa luta; a organizar, em suas próprias regiões, uma ação de solidariedade.
Só unidos e em solidariedade podemos reivindicar um presente digno e um futuro melhor.
Comitês de Luta de Calcídica e Tessalônica
Chamado em grego (http://antigoldgreece.wordpress.com/2013/10/30/kalesma-9-11/), inglês (http://antigoldgr.wordpress.com/2013/10/30/9n13-saveskouries/).
agência de notícias anarquistas-ana
espiral de sol –
luz nas frestas da
escada em caracol
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!