O Banco Central ucraniano lançou no dia 25 de outubro moeda comemorativa em homenagem ao anarquista Nestor Makno (26 de outubro de 1888 — 6 de julho de 1934), na série “personalidades de destaque da Ucrânia”.
Cunhada em metal branco e com valor de face de 2 hryvnias (cerca de 6 reais), a moeda traz no anverso a logomarca do Estado da Ucrânia e legenda do Banco Central ucraniano, além de uma charrete puxada por cavalos. No reverso, destaca-se um retrato de Makhno e as palavras Terra, Esperança, Campesino, Força.
Inicialmente foram impressas 30 mil moedas. Artistas e escultores que participaram do projeto: Taran Vlodomir, Žaruk Oleksandr, Nataliya Fandikova, Volodimir Vem’yanenko e Anatoliy Dem’yanenko.
Mais detalhes no site do Banco Central da Ucrânia:
http://www.bank.gov.ua/control/uk/currentmoney/cmcoin/details?coin_id=595
agência de notícias anarquistas-ana
Dentro da mata –
Até a queda da folha
Parece viva.
Paulo Franchetti
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…