Mais de 200 pessoas se reuniram em 7 de março no bairro ateniense de Nikea, para se manifestar no bairro em que, de 5 a 8 de março de 1944, aconteceu uma das batalhas mais decisivas da Segunda Guerra Mundial em Atenas contra os conquistadores nazistas. A manifestação recebeu o nome de “Marcha de Resistência e Memória”, e teve lugar no contexto da luta antifascista polimórfico atual e sem hierarquias.
Antes da realização da marcha, foi instalado um sistema de som e por uma hora foram transmitidas mensagens antifascistas. Por outro lado houve a distribuição de panfletos sobre os acontecimentos de 1944. A marcha que começou pouco depois das 13 horas percorreu uma boa parte do bairro antes de retornar ao ponto inicial.
Durante a marcha foram espalhados e distribuídos milhares de panfletos. Também foram feitas dezenas de pichações com frases antifascistas nas fachadas de bancos e edifícios do Estado, e gritadas palavras de ordem antifascistas.
Na faixa que encabeçava a marcha lia-se: “7 de março de 1944, resistência e memória, contra o fascismo, agora e sempre. Os fascistas apareceram em Nikea como inimigos, e como tal eles vão desaparecer”.
Mais fotos: http://mplokonikaia.squat.gr
agência de notícias anarquistas-ana
Branco instante
entre verde e azul:
garça ou pensamento.
Yeda Prates Bernis
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…