Em 28 de maio de 2014 completam-se 10 anos da repressão que o movimento Anarquista foi objeto por parte do governo de Ramírez Acuña, o então governador do estado de Jalisco; nestes anos, muitos companheiros foram reprimidos, torturados e encarcerados, e a construção de um inimigo interno por parte do Estado mexicano para implementar medidas de controle social mais amplas atingiu as diversas tendências do Anarquismo, mediante montagens jurídicas e midiáticas. Nestes dez anos, a repressão mudou, mas nós também.
É no contexto da repressão em Guadalajara que ressurge a iniciativa da Cruz Negra Anarquista México, nosso trabalho solidário e de acompanhamento de companheiros que seguem lutando nos cárceres (anarquistas e outros afins na luta anti-carcerária) tem sido permanente desde então, nossa postura e história durante estes 10 anos será compartilhada e analisada em outros textos que apresentaremos nas diferentes atividades que realizaremos no marco de nosso décimo aniversário – sirva isto unicamente para dar o contexto do convite a esta convocatória.
CONVOCATÓRIA
1.- Convocamos aos diferentes coletivos e indivíduos anarquistas e libertários, os meios livres, companheiros que tem demonstrado sua solidariedade e afinidade na luta nas ruas e outros espaços, videoastas e cineastas interessados, desenhistas (ver o item 11), todxs aquelxs com quem temos caminhado pela liberdade de nossos presos e presas em diferentes momentos e localidades, enfim, nossos companheiros, a participar com um trabalho audiovisual neste “Primeiro Festival de cinema e audiovisual libertário. Abaixo os muros!”.
2.- Este festival contará com a participação de um curta-metragem documentário realizado pela CNA e servirá para contar um pouco de nossa luta e nossa história. Como sabemos que a história se constrói de forma coletiva a partir de muitos lugares, muitas lutas e pontos de vista distintos, é importante para nós apresentar em uma série de projeções, em diferentes bairros, os trabalhos audiovisuais de todos acima convocados.
3.- Temática: A temática é tão aberta como amplas são as lutas que levamos nos diferentes coletivos e indivíduos: contra as prisões, anarcofeminismo, lutas operárias e de trabalhadores, antifascista, antiracista, anticapitalista, antiespecista, etc. Todos aqueles trabalhos que partam de uma temática livre, mas com uma postura comprometida.
4.- Formato: Os trabalhos podem ser, curta-metragem ou cineminuto (documentário ou ficção), animação, videoclipe, videoarte, com duração máxima de 15 minutos, entregues até o fechamento desta convocatória em DVD ou colocados em um Vimeo privado para podermos baixar, com qualquer tipo de licença.
5.- Participantes: Todos os participantes receberão um cartaz onde estarão anunciadas as projeções, e um certificado de participação no festival, e será dado também um prêmio simbólico na categoria de melhor curta-metragem. Os participantes poderão enviar vários trabalhos, sem que haja um limite. Se a recepção de trabalhos for muito ampla, analisaremos se é necessária a divisão em mais categorias, informando antes aos participantes via correio eletrônico.
6.- Os prêmios: Companheiros solidários darão prêmios simbólicos na categoria de melhor curta-metragem, prêmios como uma tatuagem (de 8×10), um pacote com 20 filmes a escolher de uma lista com mais de 5000 títulos, e outros prêmios que serão anunciados mais adiante.
7.- Jurados: Os jurados serão o público, e se houver alguma dificuldade na decisão será eleita uma comissão de algumas pessoas que participem das atividades dentro do marco do décimo aniversário da CNA.
8.- Os trabalhos: Os curta-metragens serão colocados no canal Vimeo e/ou Youtube da CNA, para seu uso em diferentes ações, espaços e projetos, todos sem fins lucrativos, respeitando a licença do trabalho (privativas ou não).
9.- Entrega de trabalhos: Os trabalhos que forem colocados em um Vimeo privado necessitam de alta qualidade para serem baixados, e assim que postados envie o link para o e-mail cna.mex@gmail.com, junto com a informação da ficha técnica. Aos que forem entregues em DVD também pedimos a informação da ficha técnica, e que esteja de acordo por esta via para entregar os materiais já revisados. Os participantes que entregarem dois ou mais trabalhos terão que fazê-lo em DVDs separados ou, em caso de ser no Vimeo, mandar um e-mail separado com a ficha técnica de cada um dos materiais.
10.- Data limite: A convocatória se encerra no domingo 18 de maio às 12:00.
11.- Desenhistas gráficos: A todos aqueles que se interessem em participar com material gráfico para a divulgação deste festival, solicitamos que enviem seus desenhos, fotografias, ou imagens de estêncil, grafite ou pintura para o e-mail cna.mex@gmail.com especificando no “Assunto” que é para o apoio a divulgação gráfica. Os trabalhos serão difundidos por internet para apoiar em todas as partes a divulgação do festival e escolheremos um deles para fazer o cartaz do evento. A data limite para mandar os desenhos será o domingo 27 de abril às 12:00, para que tenhamos 3 semanas de divulgação para as projeções, debates e outros eventos realizados no marco dos 10 anos da CNA.
Cruz Negra Anarquista México
Tradução > Anarcopunk.org
agência de notícias anarquistas-ana
Toque de alvorada:
Periquitos já discutem
Cardápio do dia.
Teruko Oda
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!