Grupos libertários e antifascistas japoneses estão chamando uma manifestação antigoverno e antifascista para este sábado, 5 de julho, em Tóquio, com concentração no Parque Shinjuku. O protesto acontece após o governo japonês ter aprovado uma mudança na Constituinte, que impedia o país de se envolver em confrontos militares.
“Este é o início de uma nova luta, é a primeira expressão do movimento antifascista desde os protestos maciços realizados em 30 de junho e 1º de julho. Deixemos que os fascistas saibam da nossa raiva e determinação. Não Passarão!”, diz trecho de um comunicado divulgado na internet chamando para o ato.
Em Nagoya também está sendo convocada uma manifestação antifascista (Nagoya Against Facism) neste final de semana (domingo, 6 de julho) contra a administração do primeiro-ministro conservador e nacionalista Shinzo Abe (Abe Fascist Get Out!).
Protestos no Japão
Desde o grande terremoto em 11 de março de 2011, vem acontecendo uma “explosão” de grupos e novos movimentos sociais no Japão, protestando contra a dependência das usinas nucleares, a presença militar dos EUA no país, o aumentou do orçamento militar, a aprovação de uma nova lei que amplia a proteção de segredos de Estado, outra que derrubou a proibição à exportação de armas, o recrudescimento do nazi-fascismo, contra a crise…
V í d e o s
Manifestação antigoverno em Tóquio, 29 de junho de 2014:
http://www.youtube.com/watch?v=na5YAikhdxg&feature=share
Manifestação antigoverno em Tóquio, 14 de junho de 2014:
http://www.youtube.com/watch?v=gBNwWaZsVE4
Manifestação antigoverno em Tóquio, 24 de maio de 2014:
http://www.youtube.com/watch?v=ept00rb1xLc
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
no outono nos separamos
como as duas conchas
de uma ostra
Matsuo Bashô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!