[A 3ª edição da Feira do Livro Anarquista de Montevidéu acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto de 2014, no espaço “La Solidaria”. Confira a seguir a apresentação do evento.]
“Nuestra tarea consiste en impulsar al pueblo a reclamar y a tomarse todas las libertades posibles y a proveer por sí mismo a sus necesidades sin esperar las órdenes de ninguna autoridad. Nuestra misión es demostrar la inutilidad y el carácter dañino del gobierno provocando y alentando, con la palabra y la acción, todas las nuevas iniciativas individuales y colectivas.” -Malatesta
Estes tempos que correm são tempos em que os homens continuam sob o jugo do Estado e do capital, tempos em que muitos aceitam isso como um estado natural. Tempos em que nos encontramos bebendo o veneno amargo da servidão que nos impõe um Estado que sabemos que não é natural, e qualquer que seja a sua forma ou aparência domina a sociedade em que vivemos e tende a absorvê-la e fazê-la sucumbir sob seu poder.
Estes tempos que correm são também tempos de revolta e insurreição. Tempos em que as ideias anarquistas são muito importantes, sendo este o principal motivo que nos leva a realizar a 3ª Feira de Livro Anarquista de Montevidéu.
As ideias anarquistas divulgadas em nossos jornais e publicações, espalhadas nas banquinhas de livros e materiais antiautoritários, discutidas em palestras, debates e em suas outras várias formas e expressões, não são apenas ideias, são sentimentos, emoção: impulso para a ação.
Nesta Feira de Livro Anarquista esperamos nos encontrar com todos aqueles que acreditam que um outro mundo é possível, que acreditam na liberdade e a solidariedade não só de palavras.
Convidamos a todos os amantes apaixonados da liberdade, esses antiautoritários, aqueles que fazem de suas ações o livro de suas vidas, aqueles que mantêm sua propaganda em suas ações cotidianas.
A 3ª Feira do Livro Anarquista de Montevidéu é um/outro lugar de encontro para criar, refletir e agir de forma reflexiva, em que o atuar com outros nos potenciemos em nossos pensamentos e em nossas ações. Um espaço em que amando e odiando, lutando e sofrendo, sonhando e agindo forjamos este belo mundo de que falamos. Um lugar onde nos encontremos para seguir resistindo com a razão e o coração, mas sobretudo com o coração, porque, como disse uma velha companheira anarquista, “ali onde a razão não alcança, o coração alcançará”.
Mais infos: feriaanarquistamvd.wordpress.com.
agência de notícias anarquistas-ana
Janela em fogo
entra no meu quarto
o ocaso doi dia
António Barroso Cruz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!