Há alguns dias, anarquistas-antiautoritários de Kavala estenderam uma faixa gigante num antigo aqueduto da cidade, que data do século XVI. O desfraldar da faixa com os dizeres “Solidariedade com Nikos Romanós” veio acompanhado de panfletos e palavras de ordem. O objetivo do protesto foi chamar a atenção da sociedade para a greve de fome do companheiro Nikos.
Outra faixa semelhante foi desfraldada há poucos dias no prédio da prefeitura de Kavala. Por outro lado, em 29 de novembro, foi realizada uma marcha na cidade em solidariedade com a luta dos três grevistas de fome (Romanós, Mijailidis e Kostaris).
A greve de fome de Nikos Romanós, de 21 anos, começou no dia 10 de novembro. Ele demanda seu direito de permissão de saída da prisão por razões educativas, conforme previsto na legislação relativa às permissões de saídas dos presos que são estudantes.
Para aquelas pessoas que desconhecem, é importante lembrar que Nikos (detido e torturado em 1º de fevereiro de 2013, acusado de assaltar agência bancária) era o melhor amigo de Alexis Grigoropoulos, morto a tiros em 6 de dezembro de 2008 por um policial, em Exarchia, Atenas. Alexis morreu nos braços de Nikos, fato que, com certeza, marcou a sua vida. Na época, o assassinato do jovem anarquista provocou uma onda de protestos que atingiu várias cidades da Grécia.
Vídeo da ação da faixa gigante no aqueduto:
https://www.youtube.com/watch?v=xVP9NxGKEHw
Vídeo da marcha do dia 29:
https://www.youtube.com/watch?v=SSFMi4KPosc
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
cantam os pássaros
aqui e ali; deito na rede
e começo a roncar
Rafael Noris
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!