Vida, fulgor e morte do Noi del sucre.
Apóstolos e assassinos narra a vida do Noi del Sucre e o auge do anarquismo em Barcelona nas duas primeiras décadas do século XX. Baseada em uma documentação histórica rigorosa, o domínio novelístico de Antonio Soler consegue reviver a violência que toma conta das ruas de uma Barcelona com grandes desigualdades sociais, que vive a Semana Trágica, a I Guerra Mundial e os momentos precedentes à ditadura de Primo de Rivera entre as bombas e os anarquistas e as vinganças tanto das estruturas do Estado e do Exército quanto das organizações patronais e dos partidos conservadores.
Um Lluís Companys jovem e sonhador e Francesc Layret, seu mentor, compartilham protagonismo com o Noi del Sucre. Juntos eles formarão uma trindade trágica e ao mesmo tempo luminosa. Pelas páginas do livro vemos transitar uma série de personagens – Ángel Pestaña, Indalecio Prieto, Eugeni d’Ors ou Largo Caballero – que muito em breve serão fundamentais na vida espanhola. É o momento em que a Revolução Russa parece que transformará o mundo, o momento no qual se semeia o nascimento da Esquerda Republicana e no qual aparecem os antecedentes imediatos da Guerra Civil.
O resultado é uma obra-prima onde o terror se semeia em todos os lados e onde as vozes que pregam pactos e a não-violência parecem condenadas ao fracasso.
Galaxia Gutenberg, Barcelona 2016
436 págs. Rústica 22×15 cm
ISBN 97888416495825
21.90€
agência de notícias anarquistas-ana
Cabelos alvos:
Registros do tempo.
Sol poente.
Maria de Lourdes da Silva Pereira

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!