Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Junho / 28 / [México] Comunicado 0.1: Destruamos os ídolos do capitalismo. Junho Negro, Oaxaca de Magón.

[México] Comunicado 0.1: Destruamos os ídolos do capitalismo. Junho Negro, Oaxaca de Magón.

By A.N.A. on 28 de Junho de 2016

mexico-comunicado-01-destruamos-os-idolos-do-cap-1

 

Se o Capitalismo esta cheio de ídolos, destruamos todos. Dinheiro, mercadoria, corpos repressivos, meios de comunicação, democracia, eleições, políticos e politica. A insurreição nos demonstra que o apoio mútuo, a solidariedade e a organização nascem dos povos, dos indivíduos, que se encontram sociabilizando para resistir nas barricadas dispersas por todas as regiões de Oaxaca.

Os bloqueios que se encontram nas estradas que conectam a Oaxaca param o trânsito, as mercadorias não circulam, o dinheiro não flui. Os hidrocarbonos escasseiam; um ídolo é assediado e é necessária a utilização de outros para que tudo volte à normalidade. A chegada de mais efetivos da polícia é a resposta.

Talvez seja esse o ídolo mais poderoso com que conta o Estado-Capital: as forças repressivas são a esperança do poder, sempre fiel, sempre assassina. A burguesia e os meios a pedem a gritos, argumentam que o fetiche solucionará tudo com sua varinha mágica – que na realidade são armas. Mas as pedras do rio, a pólvora dos fogos de artifício, a fumaça dos pneus e o fogo devem fazer-lhe frente; esgotar e minimizar até transformá-la só em um objeto sem sentido.

Diante disso, os meios vociferaram que a democracia, a governabilidade e a vida do país estão em perigo. Mas não é desligando a TV ou o rádio e não lendo os jornais que se combate, mas sim com a agitação do povo, a propaganda escrita ou pela ação, a produção de nossos próprios conteúdos revolucionários que incitem à revolta.

O conflito fará que os políticos argumentem à paz, ao progresso, ao turismo e busquem na política a negociação e a cooptação. Os ouvidos deveram ser surdos e a visão turva para evitar a traição. Trataram ao discurso legal como uma arma para persuadir e infundir o terror da reclusão. As leis e o direito constitucional são acomodados pela burguesia; não devemos pensar sobre isso, culpado ou inocente é um conceito maleável ao executar; não é respeitado por eles muito menos deverá ser respeitado por nós.

A expropriação da burguesia se faz necessária, a linguagem não nos deve fazer tremer quando acusam roubo, a riqueza não os pertence, a acumulação de sua riqueza vem dos trabalhadores.

Os povos e as cidades são nossas, nelas se deve refletir nossa história e nosso presente e não o dos poderosos. As batalhas a travar são em espaços que haveremos de reapropriar, ainda que isso signifique modificar, destruir ou deixar em ruínas a arquitetura, as estradas ou ruas, e as praças para liberar a batalha.

Tradução > Caróu

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/06/27/mexico-federacao-anarquista-do-mexico-e-a-insurgencia-social-e-dos-povos-que-nos-chama-a-lutar-contra-o-estado/

agência de notícias anarquistas-ana

Por trás da cortina,
o passarinho não vê
que aguardo o seu canto.

Henrique Pimenta

Compartilhe:

Posted in América Latina, Arte, Cultura e Literatura, Economia, Educação, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged México

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários