SEM FRONTEIRAS: acampamento de resistência contra as fronteiras na cidade italiana de Ventimiglia e arredores.
Após a expulsão de 30 de setembro do acampamento autogerido surgido durante o verão em Balzi Rossi, a chegada em Ventimiglia [na fronteira entre Itália e França] de pessoas com destino à França jamais parou.
Em abril de 2016 o ministro Alfano, em visita à Ventimiglia, declarou sua intenção de “resolver o problema e limpar a cidade dos imigrantes”. O dispositivo de controle e de repressão implementado se manifesta com toda sua violência: o centro da Cruz Vermelha está fechado. As mulheres imigrantes se tornam objeto de incursões diárias em trens e, nas ruas, são identificadas e deportadas a força para o sul da Itália. Da mesma forma, a repressão contra as pessoas em solidariedade tem se intensificado. Nos últimos meses, apesar da violência e das grandes dificuldades, nasceu a exigência de construir momentos de luta e de reconquistar espaços de oportunidades e de ação: a cidade está mais militarizada e nós observamos manifestações repletas de intolerância e de racismo.
Hoje, nós sentimos ainda mais intensamente a necessidade de construir um importante momento de solidariedade ativa e luta compartilhada contra esse sistema de apartheid e o fechamento das fronteiras: quebremos juntos esse mecanismo de exclusão.
Nos encontraremos na sexta-feira 5 de agosto às 9 horas em Tende (Vale da Roya) para começar esses dias com uma manifestação contra a duplicação do túnel e a devastação prevista do vale: paremos os caminhões, aboliremos as fronteiras.
Quem precisar de hospitalidade para a noite do dia 4 de agosto é bem-vindo e pode nos informar caso tenha outras informações.
Todos os participantes estão convidados à máxima autonomia trazendo o material necessário a um acampamento.
Agradecemos antecipadamente a todos que puderem comparecer nos dias anteriores para acompanhar a organização e a logística.
A área de acampamento será comunicada somente de última hora.
Mais infos e contatos:
Sítio: campeggiosenzafrontiere.noblogs.org
E-mail: senzafrontiere[arroba]inventati.org
Número de telefone: 0033605789487
Tradução > Luiz Gustavo Gomes
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Joaninha caminha
no braço da menina.
Olhar encantado.
Renata Paccola
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!