Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Agosto / 10 / [México] Nove meses depois o Tribunal de Justiça não analisa o recurso do preso anarquista Fernando Bárcenas

[México] Nove meses depois o Tribunal de Justiça não analisa o recurso do preso anarquista Fernando Bárcenas

By A.N.A. on 10 de Agosto de 2016

mexico-nove-meses-depois-o-tribunal-de-justica-n-1

 

Fernando Bárcenas Castillo é um preso anarquista, um jovem consequente com suas ideias, que foi preso em 13 de dezembro de 2013, quando o governo do Distrito Federal (cidade do México) traiu sua promessa de não aumentar o preço do metrô de três para cinco pesos.

Atualmente se encontra encarcerado na prisão preventiva Varonil Norte, acusado de ataques à paz pública e associação delituosa, sendo sentenciado a seis anos de prisão.

Durante esses quase três anos de prisão Fernando organizou, juntamente com outros presos, greves de fome, criação de um jornal chamado “Canero”, círculos de estudos, cineclub e oficinas. Organizou a Coordenação Informal de Presos em Resistência (C.I.P.R.E), pela qual, em razão da pressão realizada desde dentro, lograram a liberação de alguns companheiros.

Iniciando outra etapa também em conjunto com outros presos, conformam o coletivo “Cimarrón”, se vinculando constantemente com a população carcerária, contando com uma biblioteca, oficinas de francês, pintura, criação literária, stencil, desenho, yoga, música, um espaço para reflexão teórica e social, onde cada indivíduo se fortalece de maneira coletiva. “Durante alguns meses se formou um pequeno grupo de individualidades, que se denominaram “Cimarrón”, sendo este todo animal domesticado que escapa ao domínio de seus amos para se tornar silvestre. Este coletivo começa um amplo trabalho de re-significação e re-apropriação da vida, desde a resistência cultural, utilizando os espaços institucionais para realizar oficinas, práticas, biblioteca alternativa e assim construindo uma vida comunitária às margens do tempo e das restrições do cárcere…”, comenta Fernando Bácenas.

Por sua vez, também contam com uma banda punk chamada “Comando Cimarrón”, na qual cada membro expressa em seus acordes o sentir de ser parte de um espaço anárquico coletivo e recluso.

“Fercho”, como dizem os presos, demonstrou que a reclusão não é um impedimento para a organização social e que o vínculo com a população é uma tarefa essencial para a erradicação do sistema carcerário e que a concretização de uma população que, mais do que ser vulnerável pelas condições sociais, é uma população massacrada graças a política de extermínio social.

Atualmente são mais de nove meses que o tribunal de justiça não dá posição em relação ao recurso da sentença apresentado, e quando os familiares lá estão a perguntar sobre informações, nada lhes falam.

Fazemos um chamado para estarmos atentos à situação de nossxs compas que se encontram sequestrados pelo Estado.

Se quiser conhecer mais sobre o companheiro, te convidamos a visitar a página na webnoticiasdeabajoml.worpress.com ou abajolosmuros.org.

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/03/20/mexico-carta-publica-de-fernando-barcenas-castillo-2/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/12/11/mexico-fernando-barcenas-condenado-a-5-anos-e-9-meses-de-prisao/

agência de notícias anarquistas-ana

Flores no jardim.
Uma abelha pousa aqui
e depois se vai.

Sérgio Francisco Pichorim

Compartilhe:

Posted in América Latina, Discriminação, Geral, Movimentos Políticos & Sociais, Repressão | Tagged México

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários