Saúde, companheiros e companheiras!
A CNT-E [Espanha], FAU [Alemanha] e USI [Itália] são três seções da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), fundada em 1922.
Consideramos necessária a existência de uma Internacional anarcossindicalista ativa e inclusiva, que participe e fomente as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras de todo mundo e, através delas os permita alcançar conquistas sociais. Desgraçadamente temos que admitir que, apesar de nossos esforços, hoje em dia a AIT se desviou de seus princípios e práticas e, em lugar de se concentrar na atividade sindical, se converteu em uma organização burocrática, dogmática e sectária. Por essa razão entendemos ser necessário colocar em marcha um processo de refundação de nossa Internacional.
Acreditamos que nossa Internacional deveria se limitar a reconhecer princípios gerais que expressem os princípios em comum das seções participantes, independente de suas distintas histórias, tradições e situações socioeconômicas. Desde nossa perspectiva, esses princípios gerais incluem:
– Ser uma organização anarcossindicalista ou sindicalista revolucionária não vertical;
– Não possuir financiamento econômico por parte do estado pelo fato de ser sindicato ou de fazer atividade sindical;
– Não fornece apoio como organização a nenhum projeto eleitoral, seja para partidos políticos ou candidatos individuais;
– Assim mesmo, acreditamos que cada seção deveria possuir ao menos 100 filiados. Pensamos que os grupos menores podem desenvolver melhor as ações de propaganda ou lidar com conflitos a nível local e que deveriam se concentrar em seu desenvolvimento em nível nacional antes de participarem de um processo de tomada de decisões complexos, próprios de uma Internacional. Para apoiar grupos que não alcancem 100 filiados está prevista a condição de “Amigos”. Queremos contribuir com o crescimento de tais grupos e nos encantaria contar com sua colaboração em campanhas de solidariedade internacional.
Não pretendemos dizer que conhecemos ou que estamos inteirados de todas as iniciativas que podem existir no mundo que cumpram estas condições. Justamente por isso lançamos essa carta aberta de convite à Conferência Internacional, que terá lugar em Bilbao nos dias 26 e 27 de Novembro de 2016, para a preparação do Congresso de Refundação da AIT. Durante essa conferência poderás apresentar sua organização e trabalho, entrar em contato com outras iniciativas similares, avaliar a possibilidade de participar em nosso projeto, aportar à preparação do congresso e à reconstrução da AIT, explorando, em todo caso, possibilidades de atuação conjunta e solidária em nível internacional.
Ainda que sua organização não esteja interessada em participar desse projeto em nível internacional, ou ao final decida não fazê-lo, os convidamos mesmo assim para contatar-nos para colaborar em ações de lutas internacionais.
Mais adiante se mandará às organizações interessadas uma proposta de ordem do dia com os assuntos a tratar, assim como outros detalhes práticos do encontro.
Podes confirmar sua presença ou encaminhar dúvidas, perguntas, etc, para qualquer dos seguintes endereços de e-mail:
CNT-E, exteriores@cnt.es
FAU, is@fau.org
USI-AIT, info@usi-ait.org
Saudações Libertárias!
Viva o Anarconssindicalismo! Viva a AIT!
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
vindo para casa
frondosa quaresmeira
colore o caminho
Ian Carvalho
tamo junto! atitude necessária!