Encarceram uma companheira da CGT na Grécia por ajudar um refugiado curdo.
Contra a criminalização da solidariedade: Lola Livre!
No domingo 27 de novembro, a companheira da seção sindical da CGT na Deputação de Barcelona, Lola Gutiérrez, foi encarcerada pela polícia grega por ajudar um refugiado curdo a viajar para Barcelona. A acusação pedida inicialmente pela polícia representam penas entre 5 e 10 anos de prisão, e em função do humor do juiz designado ao caso, Lola poderia ficar na prisão até o julgamento. Afortunadamente, ao final o juiz rebaixou a acusação a um delito por “ajudar uma pessoa extra-comunitária a abandonar o país”.
A companheira declarou ter atuado como o tem feito toda a sua vida: “por convicção política e solidariedade”. Trata-se, pois, de mais um caso ao longo da história de uma ativista exemplar na luta pelos direitos sociais. Apesar da diminuição na petição de delito do juiz, a polícia grega recorreu ao uso de prerrogativas especiais, e ainda a mantém entre grades por considerá-la um “perigo para o Estado”. Deste modo, se pretende fazer escárnio e humilhar à companheira como exemplo para outras pessoas solidárias que creem que as pessoas valemos mais que as leis repressoras dos Estados.
O Secretariado Permanente da CGT da Catalunha mostramos nosso rechaço à atuação da polícia grega, braço executor da política criminal da União Europeia à pessoas refugiadas que fogem da guerra e da miséria. Exigimos a liberação imediata de nossa companheira. No caso de que se queira fazer um caso exemplar, a CGT não ficará de braços cruzados ante este novo ataque contra a solidariedade.
Lola livre!
A solidariedade é a ternura dos povos.
Secretaria de Comunicação CGT Catalunha
Tradução > KaliMar
agência de notícias anarquistas-ana
pássaro pousado
no espantalho
aposentado
Millôr Fernandes

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!