Encarceram uma companheira da CGT na Grécia por ajudar um refugiado curdo.
Contra a criminalização da solidariedade: Lola Livre!
No domingo 27 de novembro, a companheira da seção sindical da CGT na Deputação de Barcelona, Lola Gutiérrez, foi encarcerada pela polícia grega por ajudar um refugiado curdo a viajar para Barcelona. A acusação pedida inicialmente pela polícia representam penas entre 5 e 10 anos de prisão, e em função do humor do juiz designado ao caso, Lola poderia ficar na prisão até o julgamento. Afortunadamente, ao final o juiz rebaixou a acusação a um delito por “ajudar uma pessoa extra-comunitária a abandonar o país”.
A companheira declarou ter atuado como o tem feito toda a sua vida: “por convicção política e solidariedade”. Trata-se, pois, de mais um caso ao longo da história de uma ativista exemplar na luta pelos direitos sociais. Apesar da diminuição na petição de delito do juiz, a polícia grega recorreu ao uso de prerrogativas especiais, e ainda a mantém entre grades por considerá-la um “perigo para o Estado”. Deste modo, se pretende fazer escárnio e humilhar à companheira como exemplo para outras pessoas solidárias que creem que as pessoas valemos mais que as leis repressoras dos Estados.
O Secretariado Permanente da CGT da Catalunha mostramos nosso rechaço à atuação da polícia grega, braço executor da política criminal da União Europeia à pessoas refugiadas que fogem da guerra e da miséria. Exigimos a liberação imediata de nossa companheira. No caso de que se queira fazer um caso exemplar, a CGT não ficará de braços cruzados ante este novo ataque contra a solidariedade.
Lola livre!
A solidariedade é a ternura dos povos.
Secretaria de Comunicação CGT Catalunha
Tradução > KaliMar
agência de notícias anarquistas-ana
pássaro pousado
no espantalho
aposentado
Millôr Fernandes
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!