Em 30 de abril de 2015, em Santa María de Guía, Grande Canária, o militante anarquista Ruymán Rodríguez, membro da Federação Anarquista da Grande Canária (FAGC), membro do recentemente criado Sindicato de Inquilinos da Grande Canária, foi detido pela Guarda Civil, sem que lhe dessem nenhum motivo para isso, conduzido ao quartel e submetido a uma sessão de golpes e estrangulamentos.
As torturas tinham como objetivo intimidá-lo para que abandonasse a Comunidade “La Esperanza”, o maior projeto de okupação do Estado (76 famílias, 207 pessoas, mais de 100 crianças) da qual era vizinho e um de seus principais impulsionadores.
Este ato de repressão está no marco da perseguição sofrida pela FAGC devido a sua atividade expropriadora e socializadora, liberando mais de 300 imóveis e realojando a mais de mil pessoas.
Posteriormente à detenção e tortura, a Guarda Civil o acusou de “atentado à autoridade”.
No julgamento rápido o juiz retirou a acusação de desobediência. A Guarda Civil recorreu. O provincial aceitou o recurso, mas imputou a um guarda civil por agressão, o qual dá uma ideia da gravidade dos fatos.
Atualmente Ruymán está acusado de atentado à autoridade pelo mesmo guarda civil que o torturou.
Lhe pedem 5 anos de cárcere e se encontra ante um caro procedimento penal.
2.700 euros é o pressuposto de todo o processo, considerado “de alta complexidade”, que tem pela frente.
Ruymán se encontra em situação de desemprego e de bancarrota econômica, devido às multas, bloqueios de contas e processos que padeceu em suas tarefas de realojo de famílias sem teto. Em similar situação estão os outros companheiros/as, a FAGC e o Sindicato de Inquilinos.
Por questões como estas, o Sindicato de Inquilinos tem que fazer frente a numerosos gastos. Fazendo eco à suas necessidades, pedimos solidariedade econômica, e realizamos esta coleta gestionada por esta web, que podes enviar à conta bancária de Caixa d’Enginyers (se pode fazer depósito em caixa sem gastos em escritórios do BBVA) em nome de CHZ:
ES04 3025 0002 4014 3336 6743 Ou a conta de PayPal: contact@alasbarricadas.org
São as mesmas contas que utilizamos para arrecadar dinheiro para o pagamento de nosso servidor. Desde hoje toda entrada que se realize será destinada a gastos jurídicos. Não pretendemos monopolizar ou centralizar a arrecadação de dinheiro, simplesmente ser uma via simples tanto para vós como para a FAGC que está a mil histórias.
Se queres fazer chegar o dinheiro por vossa conta, ou empreender qualquer iniciativa, podes escrever-nos através do Formulário de contato.
Federação Anarquista da Grande Canaria
Web: https://anarquistasgc.noblogs.org/
Twitter: @fagc_anarquista
Página de Facebook: https://www.facebook.com/anarquistas.grancanaria/
Grupo de Facebook: https://www.facebook.com/Federaci%C3%B3n-Anarquista-Gran-Canaria-241934559185517/
Fonte: http://alasbarricadas.org/noticias/node/38081
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
aquecer as mãos
requentar as noites
esquecer os dias
Goulart Gomes
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!