a) Os ricos sempre vencem.
O fato de o governo do PT [Partido dos Trabalhadores] ter conseguido minúsculas vitórias parciais, seguidas agora de retumbantes derrotas e perdas dos trabalhadores aponta para o fato de que a longo prazo, na série temporal histórica, o capital sempre vence, rico fica mais rico. Foi isso que mostrou Thomas Piketty no livro “O capital do século XXI“, onde ele toma dados de mais de um século de acumulação do capital. Apesar das oscilações locais, a longo prazo os mais ricos ficam mais ricos e os mais pobres ficam mais pobres. É isso que está ocorrendo agora, onde o ciclo de “perdas” é sempre maior que o de “ganhos”.
b) “Bad cop X Good cop”.
Esse ciclo de perdas é a hora em que a direita faz as reformas, as maiores “perdas” necessárias ao “bom” (para quem?) funcionamento do capital e da acumulação de riqueza. É o “Bad coop”. Essa é a hora que a “Good cop” entra, a esquerda institucional. Reclamam do “Bad cop” e prometem dar cacetadas menores, ou mesmo recuperar parcialmente os estragos que o “Bad cop” fez. E esse falso ciclo se repete. Falso ciclo por que historicamente, na média a acumulação aumenta. Esse é o papel histórico da esquerda institucional: receber uma migalha de poder e privilégio para no fim legitimar tudo isso que vivemos. A Lava Jato só mostra isso: políticos e empresários são “parce iros”. Os políticos, partidos e sindicatos agem contra o povo se for garantido sua migalha de privilégio.
c) “A imprensa sabe disso desde 20 anos atrás, por que só fala agora?”: ou Toda a política virou um espantalho.
Quanto maior for o golpe dado contra o povo, maior tem que ser o espantalho para tirar a atenção de todos do principal. Um facada do tamanho das reformas trabalhista e da previdência, necessária para a acumulação do capital (ítem “a”), necessitam de um espantalho “à altura”. Essa Lava Jato veio MUITO BEM “a calhar”. O próprio Emílio Odebrecht disse “A imprensa sabe disso tudo desde 20 anos atrás, por que só fala agora?”. E só se fala em Lava Jato em todos os jornais, em todos os telejornais, no facebook, nos corredores, nas ruas. Lá em cima estão os burgueses rindo de tudo e salivando pelas reformas que encherão mais ainda seus bolsos de grana. Não que eu não esteja indigna do com a Lava Jato, mas o que está para ser aprovado semana que vem vai lascar todos, e talvez por muitas gerações: por quê os jornais só falam em Lava Jato???
Estamos aí, desde baixo e contra, mas está difícil, em um mar de gente legitimando a lógica institucional, de poder, de sindicatos, partidos e etc…
Geová Alencar
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
parecem ter frio
as andorinhas lá fora
todas juntinhas…
Luiz Gustavo Pires
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!