O City Plaza (“Hotel Plaza”), em Atenas, onde moram 400 refugiados em regime de autogestão de seu cotidiano e sem receber quaisquer fundos de entidades estatais ou ONG´s. Vivem com a solidariedade de vizinhos e do movimento social. Agora lhes enviaram desde a prefeitura de Atenas um aviso de despejo.
“Resistir contra a burocracia das imigrações
As espantosas bandeiras dos estados
E a diplomacia
As empresas de guerra”
Mijalis Kacharos
A ordem de despejo do Refugee Acomodation Space é a última cena de intento de repressão ao movimento organizado entre refugiados e voluntários. Desde o fechamento das fronteiras até o pacto da vergonha com a União Europeia e a Turquia; desde os encarceramentos nos campos até o despejo de espaços ocupados, está sendo articulada uma política global que converte os refugiados em nossos inimigos. Um inimigo que deve ser combatido, direta ou indiretamente, através da viol&e circ;ncia estatal. Esta violência sobre os “estrangeiros” é a que fomenta o medo entre os locais, introduzindo a sociedade mais profundamente na barbárie.
Durante os últimos 14 meses o City Plaza, juntamente com outros espaços ocupados por refugiados, é a primeira “brecha” no contexto internacional contra a constante repetição do discurso racista e repressivo contra os refugiados. O City Plaza não apenas demonstrou que os refugiados e locais podem viver juntos em harmonia e com dignidade, mas também que existe uma Europa diferente da do Eurogrupo e do Frontex. Uma Europa baseada na solidariedade, na luta e na humanidade, e isso é precisamente um incomodo para aqueles que estã ;o no poder.
Não temos medo. Não nos renderemos. Não vamos dar um passo atrás.
Pedimos apoio massivo ao City Plaza e à todos os espaços ocupados.
Refugee Acomodation Space City Plaza
solidarity2refugees.gr
Tradução > Liberto
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
caminho de terra,
o mato à margem exala
perfumes silvestres
Zemaria Pinto

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!