A Casa da Lagartixa Preta “Malagueña Salerosa”, localizada em Santo André, região do Grande ABC paulista, é um espaço anarquista que completou 13 anos em Março de 2017. Foi criada pelo coletivo Ativismo ABC, cuja história é de muitas mudanças, mas sempre seguindo os princípios de autogestão, apoio mútuo, solidariedade, educação libertária, agroecologia, anticapitalismo, luta contra a dominação e opressão, horizontalidade de participação e valorização das diferenças.
Trata-se de uma casa alugada onde temos realizado diversas atividades: mantemos uma biblioteca comunitária (toda à base de doações), estante de dádivas, horta agroflorestal, banco de sementes orgânicas gratuito, captação de água da chuva, reciclagem, cursos livres e gratuitos, grupos de estudos de línguas (hoje com um grupo de Francês e um de Inglês), oficinas (serigrafia, encadernação, fotografia etc.), feira mensal de produtos artesanais, orgânicos, vegetarianos e veganos a preços populares, sessões de cinedebate, consertos coletivos de bicicleta, entre outras. Buscamos promover o apoio mútuo e o fortalecimento de relações não centradas em trocas mercantis, desta forma, estamos abertos ao intercâmbio e uso do espaço por outros coletivos (anarquistas ou não) sintonizados com as nossas causas, participamos de associações com outros coletivos anarquistas, apoiamos grupos indígenas dentro e fora do ABC e mantemos contato com organizações e movimentos locais e internacionais.
Atualmente temos dado atenção às questões interseccionais (compreendendo fatores como racismo, classe e gênero) e transfeministas, tentando fazer do anarquismo um movimento mais inclusivo e valorizando a participação de pessoas que a sociedade discrimina e violenta. Assim tentamos fazer da Casa da Lagartixa Preta um lugar mais acolhedor para quem mais precisa. Com isso o Ativismo ABC se renovou, abrindo mais espaço para pessoas fora do padrão branco cis gênero heterossexual de classe média, e temos hoje uma maioria de membros bastante jovem, diversa, forte e rebelde, porém com baixo acesso a recursos financeiros.
Para o pagamento do aluguel, a principal despesa da Casa da Lagartixa Preta, temos feito há anos uma atividade mensal para arrecadação de renda, a Pizzada Vegana, sendo que todo trabalho do coletivo é voluntário. Uma outra pequena parte da renda da casa vem da venda de livros, zines, camisetas, adesivos etc. Todavia, neste ano de forte crise político-econômica no Brasil, menos pessoas têm comparecido às pizzadas e estas não têm dado conta de pagar as despesas da casa. Mantemos uma poupança que agora está se esgotando, e estamos correndo o risco de não conseguir cobrir nossas despesas caso o número de pagantes na Pizzada Vegana não cresça novamente.
Por isso tomamos esta medida emergencial de arrecadação de recursos para a formação de uma reserva financeira mais polpuda (R$ 8.000) para a Casa da Lagartixa Preta, para garantirmos os próximos alugueis. Estamos na luta para que este espaço libertário, e necessário a muita gente, sobreviva à crise. E você pode colaborar com esta luta!
E-mail: ativismoabc@riseup.net
Endereço: Rua Alcídes de Queirós, 161, Bairro Casa Branca, Santo André (SP), Brasil.
Documentário lançado nos 10 anos da Casa da Lagartixa Preta:
https://www.youtube.com/watch?v=zXHYATEdTKo
Página da Casa da Lagartixa Preta “Malagueña Salerosa”, na qual você pode ficar por dentro das nossas atividades:
https://www.facebook.com/casadalagartixapreta/
Para colaborar:
https://www.catarse.me/arrecadacao_casa_da_lagartixa_preta_malaguena_salerosa_3
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Pequena flor
Sol contido na cor
Ipê amarelo
Luciana Bortoletto

Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?