A Casa da Lagartixa Preta “Malagueña Salerosa”, localizada em Santo André, região do Grande ABC paulista, é um espaço anarquista que completou 13 anos em Março de 2017. Foi criada pelo coletivo Ativismo ABC, cuja história é de muitas mudanças, mas sempre seguindo os princípios de autogestão, apoio mútuo, solidariedade, educação libertária, agroecologia, anticapitalismo, luta contra a dominação e opressão, horizontalidade de participação e valorização das diferenças.
Trata-se de uma casa alugada onde temos realizado diversas atividades: mantemos uma biblioteca comunitária (toda à base de doações), estante de dádivas, horta agroflorestal, banco de sementes orgânicas gratuito, captação de água da chuva, reciclagem, cursos livres e gratuitos, grupos de estudos de línguas (hoje com um grupo de Francês e um de Inglês), oficinas (serigrafia, encadernação, fotografia etc.), feira mensal de produtos artesanais, orgânicos, vegetarianos e veganos a preços populares, sessões de cinedebate, consertos coletivos de bicicleta, entre outras. Buscamos promover o apoio mútuo e o fortalecimento de relações não centradas em trocas mercantis, desta forma, estamos abertos ao intercâmbio e uso do espaço por outros coletivos (anarquistas ou não) sintonizados com as nossas causas, participamos de associações com outros coletivos anarquistas, apoiamos grupos indígenas dentro e fora do ABC e mantemos contato com organizações e movimentos locais e internacionais.
Atualmente temos dado atenção às questões interseccionais (compreendendo fatores como racismo, classe e gênero) e transfeministas, tentando fazer do anarquismo um movimento mais inclusivo e valorizando a participação de pessoas que a sociedade discrimina e violenta. Assim tentamos fazer da Casa da Lagartixa Preta um lugar mais acolhedor para quem mais precisa. Com isso o Ativismo ABC se renovou, abrindo mais espaço para pessoas fora do padrão branco cis gênero heterossexual de classe média, e temos hoje uma maioria de membros bastante jovem, diversa, forte e rebelde, porém com baixo acesso a recursos financeiros.
Para o pagamento do aluguel, a principal despesa da Casa da Lagartixa Preta, temos feito há anos uma atividade mensal para arrecadação de renda, a Pizzada Vegana, sendo que todo trabalho do coletivo é voluntário. Uma outra pequena parte da renda da casa vem da venda de livros, zines, camisetas, adesivos etc. Todavia, neste ano de forte crise político-econômica no Brasil, menos pessoas têm comparecido às pizzadas e estas não têm dado conta de pagar as despesas da casa. Mantemos uma poupança que agora está se esgotando, e estamos correndo o risco de não conseguir cobrir nossas despesas caso o número de pagantes na Pizzada Vegana não cresça novamente.
Por isso tomamos esta medida emergencial de arrecadação de recursos para a formação de uma reserva financeira mais polpuda (R$ 8.000) para a Casa da Lagartixa Preta, para garantirmos os próximos alugueis. Estamos na luta para que este espaço libertário, e necessário a muita gente, sobreviva à crise. E você pode colaborar com esta luta!
E-mail: ativismoabc@riseup.net
Endereço: Rua Alcídes de Queirós, 161, Bairro Casa Branca, Santo André (SP), Brasil.
Documentário lançado nos 10 anos da Casa da Lagartixa Preta:
https://www.youtube.com/watch?v=zXHYATEdTKo
Página da Casa da Lagartixa Preta “Malagueña Salerosa”, na qual você pode ficar por dentro das nossas atividades:
https://www.facebook.com/casadalagartixapreta/
Para colaborar:
https://www.catarse.me/arrecadacao_casa_da_lagartixa_preta_malaguena_salerosa_3
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Pequena flor
Sol contido na cor
Ipê amarelo
Luciana Bortoletto
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!