Ficamos sabendo no dia 18 de julho que o companheiro anarquista Davide Delogu, que já está detido em “regime 14-bis¹” na prisão de Augusta, na Sicília, está sendo torturado há dois meses, já que está submetido a seis meses de isolamento punitivo.
Um isolamento total, em uma cela subterrânea “liscia” (totalmente vazia) sem poder receber correio ou ter acesso a notícias, ler, encontrar pessoas ou ver o sol. As únicas pessoas que pode ver são os funcionários da prisão e, de vez em quando, o advogado que deve fazer uma longa viagem para chegar a Augusta, desde a Sardenha.
Este castigo exemplar, que não está previsto por nenhuma norma do código penal, foi reservado a Davide porquê é um rebelde, porquê no dia 1º de Maio quase conseguiu escapar da prisão e somente o vento o impediu de alcançar a liberdade.
Os funcionários da prisão o obrigaram a se render com as metralhadoras nas mãos, e humilhados pela inteligência e a tenacidade deste companheiro em defender suas ideias e em busca de liberdade pensaram em submetê-lo ao pior castigo. Seis meses de isolamento, um castigo tão duro que o código penal o limita a quinze dias sob controle médico.
Agora devemos ficar ainda mais próximos de Davide, para que os que queiram quebrar sua resistência e sua inteligência saibam que seus companheiros estão com ele em suas lutas e em suas escolhas.
Fazemos uma convocatória a uma semana de solidariedade difusa, desde o dia 22 até o dia 29 de julho, contra o isolamento e a tortura que Davide está sendo submetido.
Para lhe escrever: Davide Delogu, Contrada Ippolito 1, 96011 Augusta (SR) – Itália
Cassa Antirepressione Sarda
[1] Permite que sejam suprimidas regras normais de tratamento dos detentos.
Tradução > KaliMar
agência de notícias anarquistas-ana
em nosso universo
breve, passa, com pressa! e
graça, a borboleta
Issa
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!