O homem novo é uma HQ baseada na vida do escritor e pensador libertário Ricardo Mella, considerado o mais brilhante teórico do anarquismo espanhol. Segundo as palavras de Federica Montseny, o mais profundo, penetrante e lúcido dos pensadores anarquistas da Espanha.
Estamos elaborando um livro com o formato de HQ, com extensão de 80 páginas, ilustrada em preto e branco. Suas dimensões serão de 25X19 cm, com encadernação cosida e capa com orelhas.
O protagonista e sua época
Ricardo Mella Cea nasceu em Vigo, em 1861. Foi um escritor, intelectual e ativista libertário do final do século XIX e princípios do XX. Seus escritos, concisos e curtos o equiparam aos principais teóricos do anarquismo internacional.
Foi um profundo pensador, estudioso das ciências, da filosofia e da educação.
Traduziu Bakunin, Malatesta e Kropotkin.
Seu enterro foi uma verdadeira manifestação de luto popular, os atos de homenagens duraram vários dias e foram apoiados por jornais de todas as tendências.
Esta HQ biográfica tem como pano de fundo alguns dos mais significativos acontecimentos históricos da mudança de século, que influíram decisivamente na obra e no pensamento de Ricardo Mella, como A Semana Trágica de Barcelona, os distúrbios da Mão Negra na Andaluzia, os Mártires de Chicago e a Primeira Guerra Mundial, entre outros.
Podes seguir o processo de elaboração do projeto no blog Ricardo Mella o homem novo (rmelhombrenuevo.blogspot.com.es).
Para colaborar financeiramente clique aqui:
https://www.verkami.com/projects/18774-ricardo-mella-el-hombre-nuevo
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
velho sapato
lembra das caminhadas
solto no mato
Carlos Seabra
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…