Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Dezembro / 02 / [Alemanha] Monumento do Holocausto é construído em frente à casa de líder da extrema-direita

[Alemanha] Monumento do Holocausto é construído em frente à casa de líder da extrema-direita

By A.N.A. on 2 de Dezembro de 2017

alemanha-monumento-do-holocausto-e-construido-em-1

Um grupo de artistas afirmou, na quarta-feira passada (22/11), ter construído uma réplica do Memorial do Holocausto, de Berlim, na frente da casa de um líder de extrema-direita alemã, a fim de denunciar declarações polêmicas do político.

Björn Höcke, que pertence à ala mais radical do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), provocou um escândalo em janeiro passado ao qualificar o monumento berlinense de “memorial da vergonha”.

Além disso, criticou a política de arrependimento da Alemanha em relação aos crimes do nazismo.

“Terá que apreciar esta vista todas as manhãs quando olhar pela janela, já que, como aprendiz do Führer, considera o Memorial do Holocausto um monumento da vergonha”, disse Philipp Ruch, encarregado do grupo Centro pela Beleza Política, autor da iniciativa.

Esta organização instalou, ao amanhecer, as 24 lápides de concreto sob as janelas de Höcke e no terreno da casa vizinha, que ele alugou há 10 meses, em Bornhagen, no estado de Turíngia.

Também fez uma arrecadação de fundos no valor de 28.000 euros a fim de manter o monumento durante dois anos, uma cifra que alcançou rapidamente.

As declarações de Höcke em janeiro foram fortemente criticadas na Alemanha e puseram em evidência as divisões dentro do AfD.

Alguns dirigentes de seu próprio partido quiseram afastá-lo, mas finalmente os mais radicais se impuseram, levando o AfD a um êxito eleitoral sem precedentes na Alemanha para uma formação de extrema-direita, com cerca de 13% dos votos nas eleições legislativas de setembro.

Fonte: agências de notícias

agência de notícias anarquistas-ana

Nuvens inquietas
sobre o lago
zen.

Yeda Prates Bernis

Compartilhe:

Posted in Geral, Mundo | Tagged Alemanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Sílvia em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado17 de Dezembro de 2025

    Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…

  2. Anónimo em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado16 de Dezembro de 2025

    Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!

  3. moésio R. em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva9 de Dezembro de 2025

    não...

  4. Ariel em Por um mundo novo: apoie a participação da UAF no congresso anarquista7 de Dezembro de 2025

    Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!

  5. Ariel em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva7 de Dezembro de 2025

    Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários