Grupos de jovens lançaram artefatos explosivos, ergueram barricadas e danificaram fachadas de lojas na quarta-feira (06/12) nas duas maiores cidades da Grécia, a violência eclodiu após as marchas para comemorar o nono aniversário da morte do adolescente Alexis Grigoropoulos, assassinado por um policial.
Os confrontos em Atenas e Tessalônica coincidiram com uma operação policial que estava sendo preparada pela visita de dois dias que o presidente turco Recep Tayyip Erdogan está fazendo à Grécia (Erdogan cumpre esta sexta-feira o segundo e último dia de visita oficial à Grécia).
As autoridades disseram que pelo menos 22 pessoas foram detidas para ser interrogadas na capital grega, onde milhares participaram de diferentes manifestações. Em Exarchia, bairro ateniense, alguns jovens jogaram pedras e coquetéis molotov em policiais e atearam fogo a um carro estacionado. A polícia respondeu com gás lacrimogêneo.
Os manifestantes também bloquearam as ruas e incendiaram contêineres de lixo e materiais que retiraram dos locais de construção.
Eventos parecidos ocorreram em Tessalônica, a segunda maior cidade da Grécia, onde manifestantes jogaram pedras na polícia desde o telhado de edifícios. Também houve protestos em outras cidades gregas, como Comotini, Cardítsa e Patras.
Conteúdo relacionado:
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
sol na varanda –
sombras ao entardecer
brincam de ciranda
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!