“O comum a todos os anarquistas é o desejo de libertar a sociedade de todas as instituições políticas e sociais coercivas que impedem o desenvolvimento de uma humanidade livre“. [Rudolf Rocker – Anarcho-Syndicalism, p. 9]
O anarquismo é uma teoria política que procura constituir a Anarquia, “a ausência de mestres, de uma soberania imposta“. [P.J. Proudhon – What is Property, p. 264]. Em outras palavras, o anarquismo é uma teoria política que visa criar uma sociedade dentro da qual os indivíduos cooperem livremente juntos como iguais. Como tal, o anarquismo se opõe a todos os modos de controle hierárquico, seja o controle pelo Estado ou o capitalismo privado, como prejudicial às pessoas e sua individualidade, bem como desnecessário. [An Anarchist FAQ]
O anarquismo na Índia apareceu pela primeira vez nos anos 1910-1920, quando os revolucionários indianos se organizaram na Europa, especialmente em Paris, França (entre outros lugares) e tiveram contato com socialistas de diferentes tons. Sabe-se que apenas um punhado se voltou para o que poderia ser descrito como anarquismo revolucionário. M.P.T Acharya e Har Dayal foram os primeiros a adotar o anarcossindicalismo como sua ideologia política.
Mas então, com a formação dos partidos comunistas no início da década de 1920, mais ou menos, todo o movimento socialista foi absorvido sob linhas leninistas e o anarquismo na Índia desapareceu sem deixar uma marca significativa.
Após o surgimento do vírus do neoliberalismo na Índia na década de 1990, e através da Internet, o pensamento anarquista começou a ressurgir na mente de jovens ativistas indianos. Ainda desorganizados, os anarquistas na Índia não são no momento uma força substancial nos movimentos sociais. Para mudar isso, pedimos aos anarquistas de todas as sombras (exceto o “amarelo” reformista) na Índia para se juntar e começar a organizar-se através de contato pessoal e online.
A Federação Anarquista Indiana espera por você!
Para mais informações em inglês sobre a Federação Anarquista Indiana:
thecominganarchy.wordpress.com
Tradução > Liberto
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/12/21/india-a-ong-nizacao-da-resistencia/
agência de notícias anarquistas-ana
velho sapato
lembra das caminhadas
solto no mato
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!