“La insistencia” é uma aproximação aos fenômenos mais comuns, e ao mesmo tempo mais desconhecidos pelo público, da história do anarquismo, especialmente focalizados no entorno da cidade de Barcelona. A cronologia, ainda que possa parecer um tanto atrevida (abarca o curioso período entre 1870 e 2017), não quer ser unicamente uma introdução histórica para recém chegados. Aqui reside o significado do título: o que se explora aqui, como se explora uma paisagem desconhecida, é a “insistência” de uma série de ideias e práticas revolucionárias e autogestionárias ao longo de nossa história recente, concretizadas no fenômeno da cultura obreira do primeiro terço do século XX, mas que ao longo do século sofreram uma série de aventuras mais ou menos afortunadas. O autor percorre estes episódios passando pela transição, o período da segunda restauração borbônica (chamado “democrático”), os difíceis anos do neoliberalismo para os movimentos sociais, e as crises atuais. O livro é, pois, um ensaio histórico e político que pretende um conceito amplo de cultura popular, não tanto como folclore ou produção de significados, mas como cultura política de resistência, uma cultura antípoda presente em todos os âmbitos da vida humana.
Xavi López García
Criado no bairro da Plaça d’en Coll de Sant Cugat del Vallès, estudou Filosofia na UAB, conciliando-a com todo tipo de trabalhos. Logo completou Teoria Literária, que o ajudou a configurar suas primeiras obras (as novelas Nit i fuga e Felicidad Interior Bruta). No entanto, não se politizou ativamente através do âmbito sindical, mas desde os voluntariados sociais. Entrar em contato com os mundos da marginalidade e da deficiência foi um incentivo importante que o aproximou a formas políticas anti-sistema e terminou por convencê-lo do interesse do sistema imperante em submeter os e as desacreditadas do planeta. Apesar de que esse não foi seu primeiro contato com o mundo libertário, sim foi o descobrimento dessa cultura paralela em todas as suas formas (econômica, ética, artística, identitária, vivencial) o que o impulsionou a escrever um livro sobre os fundamentos do anarquismo de ontem e de hoje. Colabora com a Cooperativa Integral Catalã, é redator da revista Lo Comunal e membro do ICEA (Instituto de Ciências Econômicas e da Autogestão).
La insistencia . Anarquismo, cultura, autogestão
Xavi López García
Volapük Ediciones – Guadalajara
426 páginas
17 euros
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
É tarde, escurece,
a lua se esforça
mas logo aparece.
Pedro Mutti
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…