À partir de escritos do pedagogo Francisco Ferrer (1859-1909), fundador e diretor da Escola Moderna de Barcelona (1901-1907), esta obra propõem uma análise de sua concepção de ensino moral. Sua vontade de colocar em prática uma moral racionalista, fraternal e laica permanece atual em nossos dias, frente aos desafios que se apresentam à laicidade hoje.
Sylvain Wagnon é agregado, doutor em história e professor-pesquisador em ciências da educação na Universidade de Montpellier. Suas pesquisas abordam as pedagogias da educação nova e libertária tanto quanto a história das práticas e ferramentas escolares.
Francisco Ferrer: pour une morale rationaliste, fraternelle et laïque
Sylvain Wagnon
96 páginas
Preço de venda ao público: 10,00 EUR
ISBN: 978-2-35104-109-3
atelierdecreationlibertaire.com
agência de notícias anarquistas-ana
Sei como voltar:
as cores do meu outono
desenham caminhos.
Yberê Líbera
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…