Depois de seis dias de atividades se encerram as Jornadas Libertárias organizadas pela CGT. Centenas de pessoas passaram pelos diversos atos convocados desfrutando de uns e umas palestrantes espetaculares e de atos mais relaxantes como cine, bicicletadas e vermutes amenizados pelo Coro Libertário de Torrero.
Começamos as Jornadas com uma exposição e recital de poesia em uma Birosta abarrotada de público, assim como as duas sessões de cine na Filmoteca para assistir o documentário de Cipriano Mera e o filme “Dos dias e una noche”. Também se encheu a livraria Cálamo para ver a apresentação de Chris Ealham sobre a biografia de Peirtas.
Um sabor acridoce nos deixaram as palestras da sexta-feira e do sábado, nossa sociedade não é uma sociedade imóvel e responde ao momento atual, na sexta-feira pela tarde enquanto se realizava a palestra de Carlos Taibo, centenas de moradores e moradoras de Zaragoza se concentravam para protestar pela morte de um senegalês em Lavapíes. E no sábado, enquanto Dolors dava uma magnífica palestra milhares de pessoas saíam à rua para exigir umas pensões justas e o fim do Pacto de Toledo. A realidade é a que é e por sorte as pessoas sabem responder nas ruas. Ainda assim tanto a participação nas palestras como o trabalho dos e das palestrantes nos fizeram passar um tempo muito interessante e didático.
No domingo para encerrar as Jornadas pela manhã se realizou a VI Bicicletada de Memória Histórica e pela tarde uma palestra sobre a prática libertária e a situação atual em Chiapas e Rojava.
Satisfação geral pela participação e por ter podido contar com palestrantes tão espetaculares como Taibo, Chris Ealham, Dolors Marín e os compas de “Promoviendo el Veganismo” ou os brigadistas de Chiapas e Rojava.
Todas as palestras foram retransmitidas diretamente em streaming pela equipe de “Rojo y Negro TV”. Podes ver todas as palestras das Jornadas (Taibo, Chris, Dolors, Diego e Chiapas-Rojava) clicando aqui¹.
Desde CGT Aragão agradecer aos e as palestrantes, poetas-poetisas, ao Coro Libertário, a Eva que nos amenizou a noite do sábado e a todas as pessoas que passaram por algum dos atos. Obrigada.
[1] https://www.youtube.com/playlist?list=PLeYPJI2BscWgbUxzD0TOHFO2CDOvOtRwz
Fonte, mais fotos: http://www.cgtaragon.org/videos-e-fotos-de-las-jornadas
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
lesma no vidro
procura uma sombra
que seja ela mesma
Alice Ruiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!