Da Inglaterra à Palestina, da Alemanha ao México, do Brasil ao Egito, da França à África do Sul, esse livro conta uma outra história da bola, desde suas origens aos nossos dias.
O futebol não se resume ao Foot-business: desde mais de um século, ele foi um poderosos instrumento de emancipação para os trabalhadores, as feministas, os militantes anticolonialistas, os jovens de bairros populares e contestadores do mundo inteiro.
O autor reproduz os destinos daqueles e daquelas que, praticando esse esporte popular no cotidiano, sejam profissionais ou amadores, foram por muito tempo eclipsados pelas equipes estelares e as legendas douradas. Tomando à contrapé os clichês sobre os praticantes do futebol, ele conta também impressionante história das contraculturas futebolísticas nascidas depois da Segunda Guerra Mundial, dos hooligans ingleses até os ultras [torcedores] que tiveram papel central nas primaveras árabes de 2011. Propondo uma história “de baixo”, dando palavra aos protagonistas dessa epopeia, Mickaël Correia lembra que o futebol pode ser tão generoso quanto subversivo.
Mickaël Correia é jornalista independente. Ele participa da fabricação coletiva do mensal de crítica social CQFD e da revista Jef Klak.
Une histoire populaire du football
Mickaël Correia
Páginas: 416
Preço: 21 €
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
a cigarra… ouvi:
nada revela em seu canto
que ela vai morrer
Matsuo Bashô

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!