Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2018 / Junho / 01 / [Espanha] O legado do Maio de 68

[Espanha] O legado do Maio de 68

By A.N.A. on 1 de Junho de 2018

espanha-o-legado-do-maio-de-68-1

Passaram-se 50 anos desde o Maio francês de 68 e é previsível que muitos artigos sejam publicados para revisar que foi a “segunda revolução francesa”, que suas reivindicações sejam revistas e que alguns dos protagonistas que foram levantados como líderes sejam mencionados. Nós não seremos diferentes.

Durante esses dias, Paris era o ponto em que outros movimentos sociais de diferentes partes do mundo dirigiam seus olhares. A educação universitária deixara de ser privilégio dos ricos e, na capital francesa, no final de março, o movimento estudantil, em firme posição de rejeição a qualquer tipo de autoridade e tabus morais, iniciou protestos que logo depois se estenderam para toda a classe trabalhadora. As exigências dos estudantes saíram das salas de aula, chegaram aos centros de trabalho e organizou-se uma greve geral em que 10 milhões de trabalhadores ocuparam os centros de produção. Foi uma luta contra o poder estabelecido, onde o discurso antimilitarista, no meio da Guerra do Vietnã, também esteve presente e conviveu com o feminista, o ecologista, o direito à liberdade sexual ou o respeito às minorias, entre outros, bases de algumas demandas que hoje são assumidas politicamente, mas onde cinco décadas depois ainda há um longo caminho a percorrer.

Certamente, acabou sendo sufocada, mas felizmente seus vapores ainda impregnam um certo espírito combativo francês, porque ocasionalmente é visto se transformando em um fardo diante das pretensões de seus sucessivos governos de implantar as receitas neoliberais.

O que aconteceu com seus protagonistas mais emblemáticos e as reivindicações?

O personagem mais midiático foi Daniel Cohn-Bendit, batizado de “Dany, o Vermelho” por sua ideologia – supostamente anarquista – e por sua cor de cabelo. Descendente de alemães, ele teve que deixar a França e não foi autorizado a retornar até os últimos 10 anos. Em 1994, ele foi apresentado pelo partido ambiental alemão às eleições europeias e ganhou um assento. De fato, ele presidiu aquele grupo parlamentar até 2014. Para argumentar sua aposta nas urnas, confessou que “deixara de acreditar na revolução” e que, em 1999, já se definira como “libertário liberal”. Recentemente ele até fez campanha para o atual presidente francês, Emmanuel Macron.

Outro desses personagens era Alain Geismar, na época professor maoísta que era secretário do Sindicato Nacional do Ensino Superior. Depois de Maio de 68, fundou a Esquerda Proletária, uma organização que defendia a revolução espontânea. Em 1990 se tornou Inspetor Geral de Educação e dois anos depois foi nomeado assessor do prefeito de Paris. Geismar chegou a apoiar Strauss-Kahn, candidato socialista à presidência, embora quem terminou como presidenciável foi Ségolène Royal.

Para completar a troika, também devemos falar sobre Jacques Sauvageot, que levou muito menos tempo para saborear os méis políticos. Estudante da Sorbonne, fundou a Juventude Comunista Revolucionária e na época ele era vice-presidente da Union Nationale des Étudiants, um sindicato estudantil. Em duas ocasiões, em 1969 e 1974, chegou a concorrer às eleições presidenciais, mas, diante de seu fracasso, teve que concorrer às eleições europeias, ocupando um assento de 1999 a 2004 pela Liga Comunista Revolucionária.

O caso desses três personagens corrobora o risco conhecido de deixar líderes emergirem durante as mobilizações populares. Felizmente, permanece o legado positivo daqueles dias e dos milhares de franceses que os viveram. Longe de desistir, sua memória deve nos incitar a continuar lutando por suas aspirações, porque elas não foram plenamente alcançadas e desde então muitas outras surgiram, todas indispensáveis para continuar reivindicando uma revolução social.

Fonte: Solidaridad Obrera # 370, Barcelona, abril de 2018.

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/05/29/espanha-nao-mais-lideres-me-basto-sozinha-mulheres-e-o-maio-de-68/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/05/16/espanha-um-vendaval-libertario-que-veio-para-ficar/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/11/08/espanha-lancamento-esplendor-en-la-noche-vivencias-de-mayo-del-68/

agência de notícias anarquistas-ana

velho haicai
séculos depois
o mesmo frescor

Alexandre Brito

Compartilhe:

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Espanha, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários