A p r e s e n t a ç ã o
Esse livro de colorir é uma introdução lúdica ao capitalismo. Através de uma série de charges colocando em cena personagens recorrentes (um capitalista sem escrúpulos, um coelho resistente…) e outros, pontuais, nos quais cada um de nós pode se reconhecer. Stephanie McMillan descreve, em um estilo acessível a todos, essa força que nos domina e que está destruindo o planeta. Os diálogos entre os personagens, engraçados e pertinentes, expõem com simplicidade o absurdo e o caráter destruidor do sistema consumista tornado planetário, mas colocando igualmente destaque em pontos de vulnerabilidade, pois antes de poder combater eficazmente nosso inimigo, nós devemos identificar claramente, compreender sua estrutura e determinar precisamente quem o controla.
Stephanie McMillan é uma desenhista política, autora e militante do sul da Flórida. Porta voz de lutas sociais e ecológicas, ela tem sete obras editadas nos Estados Unidos, das quais um romance co-escrito com o autor e militante ecológico estadunidense Derrick Jensen. Desde 1992, ela publicou várias histórias em quadrinhos políticas. Seu trabalho foi recompensado com diversas edições.
Mort au capitalisme! Livre de coloriage!
Stephanie McMillan
Éditions Libres, 2018, 52 p., 7 €
agência de notícias anarquistas-ana
Pequena flor
Sol contido na cor
Ipê amarelo
Luciana Bortoletto
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…