“La Idea Libre. La cultura anarquista en España (1870-1910)” é o oitavo título da coleção principal de nossa editora, La Neurosis o Las Barricadas. Este trabalho de Manuel Morales recopila em um só volume todos os trabalhos sobre o anarquismo deste historiador, para contribuir com uma análise amena, profunda e solidamente documentada sobre o surgimento e construção de um modelo cultural revolucionário cujo objetivo foi levar as bases de uma nova sociedade mais além do social e do econômico para alcançar todas as facetas da existência humana:
A história do anarquismo é um rico caudal de lutas em diversas frentes que inclui, de uma maneira destacada, a frente cultural. A construção de um modelo cultural anarquista, além nas últimas décadas do século XIX, pretendeu consolidar uma alternativa entre as classes populares ao modelo imposto pela Igreja e a burguesia. Uma alternativa que se entrelaçava com um modo de entender a organização social e econômica para propor um mundo novo em todos os âmbitos humanos, como não poderia ser de outra maneira. Porque quando falamos de cultura anarquista não só falamos de literatura ou arte, também falamos de hábitos de lazer, de sexualidade, de socialização, etc. Uma cultura de um extraordinário valor por sua originalidade, por sua capacidade para o desenvolvimento das potencialidades humanas, por seu dramático amor pelas liberdades individuais e coletivas e que, após este período, no entanto, terá que dar passagem aos anos de maturidade revolucionária do anarquismo que chegariam nas primeiras décadas do século XX.
“La Idea Libre. La cultura anarquista en España (1870-1910)” é um mapa da memória de todos esses homens e mulheres que ao mesmo tempo que lutaram por construir um mundo novo e libertário, o edificaram com suas próprias vidas sobre uma civilização que, como a atual, parecia cair aos pedaços.
La Idea Libre. La cultura anarquista en España (1870-1910)
Manuel Morales
La Neurosis o Las Barricadas
350 páginas
10 euros
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Na praia de inverno —
Um velhinho solitário
contempla o ocaso.
Mario Isao Otsuka
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!