por Zac Carter | 10/07/2018
Qualquer um que duvide da velocidade com que o autoritarismo está se tornando a visão de mundo dominante do Partido Republicano, deveria ler o Unmasking Antifa Act [traduzido livremente como Desmascarando Antifas], um breve projeto de lei introduzido ao Congresso por quatro deputados republicanos.
A lei puniria qualquer um que “ferisse, oprimisse, ameaçasse ou intimidasse qualquer pessoa” envolvida com um direito ou privilégio legalmente protegido enquanto “vestisse uma máscara”, por até 15 anos de prisão.
O conceito de “oprimisse” e “intimidasse” é tão vago que levanta a preocupação de que qualquer um que simplesmente aparecesse em um protesto usando uma máscara poderia ser preso por bastante tempo caso o projeto de lei se tornasse, de fato, uma lei.
Pessoas não deveriam ir para a prisão por participarem de protestos. É por isso que existe uma emenda para a Constituição protegendo o direito de assembleia. E 15 anos é uma sentença exagerada por causa de comportamento, não importa o quão ameaçador seja; assassinos condenados dificilmente ficam presos por tanto tempo.
“Antifa” é uma abreviação para um grupo diversificado e difuso de antifascistas e antirracistas. Não é um movimento nacional ou organizado de forma centralizada. E vários integrantes do movimento são problema apenas para neonazistas. Ativistas antifa aparecem como “contra-manifestantes” em eventos fascistas, como o Unite the Right em Charlottesville, Virginia, no ano passado, aonde milhares de nacionalistas brancos, com maioria armada, entraram em confronto com os manifestantes antifa e outros militantes.
Grupos antifa são distinguidos de outras organizações que não gostam de nazistas por apoiarem o uso de violência contra fascistas, no entanto, a maioria das pessoas não tem porque temer os antifascistas locais. Em mais de 30 anos de atividade, houve apenas uma fatalidade confirmada causada por um membro de um grupo antifascismo – em 1993, quando um nazista em Portland, Oregon, foi baleado durante uma briga em um posto de gasolina. Em contrapartida, conservadores de extrema-direita foram responsáveis por 670 fatalidades, 3053 feridos e 4420 ataques nos EUA, entre 1990 a 2012, de acordo com um informe do Combating Terrorism Center no West Point.
O projeto foi apresentado pelo republicano Dan Donavan (representante de NY), ex-promotor conhecido por ajudar o assassino de Eric Garner ficar fora da prisão. Foi co-patrocinado pelo seu colega, Peter King, republicano representante de Nova York; O conspiracionista Paul Gosar (representante do AZ), que sugeriu uma vez que as agressões em Charlottesville no ano passado foram orquestradas por George Soros, em uma operação elaborada sob uma bandeira falsa; e o republicano Ted Budd (representante da NC), um dos favoritos do Club for Growth.
Centenas de projetos são apresentados ao Congresso todo ano e acabam indo a lugar nenhum. Eles servem como forma de expressar ideologias ou estímulos para conseguir contribuições para campanhas. No entanto, mesmo quando essas “leis de mensagem”, como são conhecidas no Capitólio, nunca chegam a ser votadas, elas servem para demonstrar as prioridades dos seus patrocinadores. E aqueles por trás do Unmasking Antifa Act não são apenas fanáticos. King, incumbente por 25 anos, é apoiado pelo bilionário centrista, Michael Bloomberg, que recentemente realizou uma arrecadação de fundos para King em sua casa.
Décadas atrás, vários estados implementaram leis antimáscaras com o intuito de caçar membros do Ku Klux Klan. Recentemente essas leis têm sido usadas pela polícia local para prender “contra-manifestantes” durante reuniões nazistas.
Tradução > Gy Gy Francisco
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/01/29/eua-video-global-uprisings-apresenta-antifa/
agência de notícias anarquistas-ana
Entre as ruas, eu,
e em mim, eu em outras ruas,
sob a mesma noite.
Alexei Bueno
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!