Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2018 / Setembro / 06 / [Belo Horizonte-MG] Obra de autor mineiro é reeditada após mais de 100 anos de publicação em folhetim

[Belo Horizonte-MG] Obra de autor mineiro é reeditada após mais de 100 anos de publicação em folhetim

By A.N.A. on 6 de Setembro de 2018

belo-horizonte-mg-obra-de-autor-mineiro-e-reedit-1

Escritor Avelino Fóscolo morreu há exatos 74 anos, em 29 de agosto de 1944

Há exatos 74 anos, em 29 de agosto de 1944, morreu o escritor anarquista Avelino Fóscolo. Ele entrou para a história da literatura brasileira por ter sido o primeiro autor de um romance ambientado em Belo Horizonte: A Capital, publicado em 1903.

Em 1914, o jornal anticlerical A Lanterna publicou a história No Circo, que foi dividida em 25 partes. Avelino, mesmo em sua velhice, tinha o desejo de publicar seu romance em livro, mas não conseguiu.

A professora Letícia Malard, da Faculdade de Letras da UFMG, encontrou, em um caderno guardado pelo filho de Avelino, a obra em 142 tiras coladas, com anotações a lápis feitas pelo próprio autor, que indicavam o interesse dele por uma nova impressão.

Depois de mais de 100 anos da publicação em folhetim, No Circo ganha uma edição inédita em livro, pela Editora Entremares.

Nesta quarta-feira, 29, a professora Letícia Malard, que é autora de vários trabalhos sobre Avelino Fóscolo, falou sobre a descoberta e a obra reeditada em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

>> Ouça a conversa com Gabriela Sorice aqui:

https://ufmg.br/comunicacao/noticias/obra-de-autor-mineiro-e-reeditada-apos-mais-de-100-anos-de-publicacao-em-folhetim

>> O livro No Circo pode ser comprado no site da Editora Entremares:

https://entremares.noblogs.org/colecoes/navegantes/no-circo/

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/31/lancamentos-greve-de-inquilinos-de-neno-vasco-e-no-circo-de-avelino-foscolo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/07/10/avelino-foscolo-escreveu-o-1o-romance-ambientado-em-bh/

agência de notícias anarquistas-ana

mingua a lua — no telhado
mia (grave) faminto
um gato

Mariana Campos

Posted in América Latina, Arte, Cultura e Literatura, Brasil, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Belo Horizonte-MG

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Sara em Frank Fernández (1932–2026). Historiador do anarquismo cubano, militante libertário e intelectual no exílio2 de Fevereiro de 2026

    Que a terra lhe seja leve, compa!

  2. Sara em Para Além da Exploração: Saúde, Liberdade e Ação Direta no Novo Ano2 de Fevereiro de 2026

    Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!

  3. Marcelo em [Canadá] Ativistas roubam US$ 3.000 em alimentos de um supermercado para redistribuí-los gratuitamente26 de Dezembro de 2025

    Perfeito....

  4. Sílvia em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado17 de Dezembro de 2025

    Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…

  5. Anónimo em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado16 de Dezembro de 2025

    Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários